#Ciência et al. (Conteúdos repletos de informações científicas)
E o que teremos na Copa do Mundo 2022?
DESTAQUES: • A Copa do Mundo foi idealizada com a criação da Federação Internacional de Futebol (Fifa) no ano de 1904; • O primeiro torneio de Copa do Mundo foi realizado no Uruguai, em 1930; • Qatar ou Catar sediará a 22ª edição da competição da Copa do Mundo, e será a primeira jogada no mundo árabe. |
Passado o período eleitoral, agora iremos falar de um evento que mobiliza e reúne brasileiros e outras nações: a Copa do Mundo. Essa será a 22ª edição da competição, a qual tem o Brasil como o maior campeão, com um total de cinco títulos. Não resta dúvidas que a expectativa para a chegada da Copa do Mundo e a conquista pelo hexa é muito grande (risos), mas você conhece a história do maior torneio de futebol?
Como tudo começou
A Copa do Mundo começou a ser pensada e idealizada logo que a Federação Internacional de Futebol (Fifa) foi criada, no ano de 1904. Para isso, contou com a adesão de países como Bélgica, França, Holanda, Espanha, Suíça e Suécia. Decorreram-se algumas tentativas malsucedidas até que o primeiro torneio fosse então realizado no Uruguai, em 1930.
O responsável por conseguir colocar o projeto em prática foi o francês Jules Rimet, que presidiu a Fifa por mais de 30 anos, entre 1921 e 1954. Nesse período, Rimet juntou esforços na criação da Copa do Mundo após o sucesso do que foi o futebol nos Jogos Olímpicos de 1924 e 1928. Ambos foram vencidos pela seleção do Uruguai, que acabou recebendo o apelido de “Celeste Olímpica” devido às suas conquistas. Desse modo, após ocorrido nos jogos de 1928, em Amsterdã, uma reunião concretizou a realização da Copa do Mundo em 1930. Países como Hungria, Itália e Espanha também se candidataram para serem a sede, no entanto, o Uruguai acabou por ser o escolhido durante um congresso realizado em Barcelona.
A primeira Copa do Mundo contou apenas com 13 participantes, sendo quatro países europeus (Bélgica, Romênia, Iugoslávia e França), dois da América do Norte (Estados Unidos e México) e sete da América do Sul (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai). A seleção anfitriã, por sua vez, acabou confirmando seu favoritismo e foi campeã ao bater os argentinos na final pelo placar de 4 a 2. O Brasil na ocasião não teve uma participação muito relevante, sendo eliminado na primeira fase após perder para a Iugoslávia, por 2 a 1, e vencer a Bolívia, por 4 a 0. Ao final, a Seleção canarinho terminou o torneio em sexto lugar.
Mais tarde, as edições de 1942 e 1946 foram canceladas pela Fifa por conta da fatídica Segunda Guerra Mundial. Com o decorrer dos anos, o torneio transformou-se em uma competição de importância mundial e que abarca uma grande audiência.
Em suma, sua origem foi pensada apenas com foco no futebol masculino. A versão de uma competição feminina foi criada pela Fifa somente em 1991. A Copa de futebol feminino foi disputada sete vezes, e nessa modalidade é a seleção dos Estados Unidos a maior campeã (3 títulos), seguidos por Alemanha (2), Noruega e Japão (1 título cada). Já a colocação máxima atingida pelo Brasil foi de vice obtida em 2007, quando foi derrotado pelas alemãs na final.
Algumas estatísticas da Copa do Mundo
A Copa do Mundo já teve a participação de seleções de todos os continentes, mas os melhores resultados foram obtidos por seleções europeias e sul-americanas. Ao todo, oito nações diferentes venceram uma Copa do Mundo, sendo elas: três sul-americanas (9 títulos) e cinco europeias (11 títulos). Assim, as nações que já venceram edições de Copa do Mundo foram: Brasil: 5 títulos (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002); Alemanha: 4 títulos (1954, 1974, 1990 e 2014); Itália: 4 títulos (1934, 1938, 1982 e 2006); Argentina: 2 títulos (1978 e 1986); França: 2 títulos (1998 e 2018); Uruguai: 2 títulos (1930 e 1950); Espanha: 1 título (2010) e Inglaterra: 1 título (1966).
Além disso, o país que mais vezes disputou uma final de Copa do Mundo sem vencer ao menos uma, foi a Holanda, que disputou três finais e saiu derrotada em todas. Já a nação que mais vezes perdeu em finais foi a seleção alemã, isso nos anos de 1966, 1982, 1986 e 2002. Outra informação curiosa é que a Austrália não compete mais pela Oceania. Após a Copa de 2006, a Federação Australiana de Futebol filiou-se à Federação Asiática.
E quanto a Copa do Mundo de 2022? O que ela traz de novidades?
Será sediada no país Qatar ou Catar, e a primeira jogada no mundo árabe. Apesar de conservador no que diz respeito aos costumes de seu povo, não poupou esforços ao investir em tecnologia e em projetos inovadores para se desenvolver e ganhar destaque na região do Golfo Árabe. A cidade de Lusail, que será sede da abertura, bem como da final, é considerada um grande símbolo do que o governo local pretende mostrar ao mundo. A cidade consegue conciliar com maestria as tradições do passado a um futuro tecnológico e sustentável.
A escolha de Lusail como grande protagonista deste Mundial não foi por acaso. Essa cidade inteligente pode ser considerada o maior símbolo de um programa de desenvolvimento estabelecido pelo governo do Catar em 2008, chamado Qatar Vision 2030. De acordo com o projeto inicial, o programa determina metas para tornar este pequeno país um exemplo de modernidade e bem-estar para seus habitantes, semelhante ou até mesmo melhor que outros países como a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos. Ao todo são 8 estádios que sediarão os jogos da Copa do Mundo 2022 no Catar. Todos os projetos chamam a atenção pelo design inspirado em diferentes tradições e aspectos do país do Oriente Médio.
O Estádio Icônico de Lusail começou a ser construído depois dos outros e teve seu desenho guardado por mais tempo. Além da imponência pelo seu tamanho – o maior da Copa de 2022 – o estádio de Lusail promete ser uma atração durante a competição por possuir seus elementos tecnológicos, alinhados ao conceito da cidade inteligente.
O estádio também promete ter uso diferenciado no que diz respeito ao legado para depois da competição da Fifa, em 2022. Para não ter enormes arenas em um país com uma população relativamente pequena e em que o futebol não é tão popular assim, o Catar planeja reduzir pela metade a capacidade dos estádios construídos e até mesmo desmontará totalmente um deles, o Ras Abu Aboud, que terá como base contêineres navais.
O Comitê Organizador Local afirma que ainda não há um planejamento fechado para o Estádio Icônico de Lusail. Há duas possibilidades: o local seguir como um estádio de futebol, no entanto com capacidade reduzida; ou então ser totalmente descaracterizado, dando lugar a uma área diferenciada para convivência da população como um centro comercial e cultural, com shoppings, teatros e até escolas. A única certeza, por ora, é que a cidade e o estádio entrarão para a história ao consagrar os novos campeões mundiais.
Portanto, seja você apaixonado (a) ou não pelo futebol, marque na sua agenda algumas datas primordiais para acompanhar o evento: o primeiro jogo da Copa do Mundo é no dia 20 de novembro, no estádio Al Bayt, com Catar x Equador, às 13h (de Brasília). A fase inicial de grupos vai até o dia 2 de dezembro, sempre com quatro jogos por dia. A final é no domingo, dia 18 de dezembro. Para obter mais informações a respeito dos jogos e horários, você pode conferir pelo site oficial da Fifa.
Colaboração:
Loren Pereira sobre a autora
Loren é biomédica, mestra em Ciências e atualmente cursa doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Medicina Tropical e Infectologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, em Uberaba-MG. É engajada com as áreas de Saúde, Educação, Pesquisa e Divulgação Científica, além de integrar a equipe de site e edição de textos da Ilha do Conhecimento.
Referências:
Matéria na página do GE intitulada “Conheça o Lusail Stadium, palco da final da C”, publicada em 12/07/2019. https://ge.globo.com/rj/copa-do-mundo/noticia/catar-inaugura-metro-e-promete-viabilizar-ida-de-torcedores-a-pelo-menos-dois-jogos-por-dia-na-copa.ghtml
Matéria na página do GE intitulada “De vila antiga a cidade do futuro: Lusail, a sede da final da Copa de 2022 que nasceu no deserto”, publicada em 01/05/2020. https://ge.globo.com/programas/esporte-espetacular/noticia/de-vila-antiga-a-cidade-do-futuro-lusail-a-sede-da-final-da-copa-de-2022-que-nasceu-no-deserto.ghtml
Matéria na página do GE intitulada “Copa do Mundo 2022: datas e horários de todos os jogos”, publicada em 01/04/2022. https://ge.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2022/04/01/horarios-jogos-copa-do-mundo-2022.ghtml
Matéria na página da UOL intitulada “Copa 2022”, publicada em 08/11/2022. https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2022/11/08/historia-copa-do-mundo-campeoes-artilheiros-finais.htm
Matéria na página do site da Fifa intitulada “Copa do Mundo de 2022: Classificados, grupos, datas, ingressos e mais”.https://www.fifa.com/fifaplus/pt/articles/copa-do-mundo-2022-selecoes-grupos-datas-ingressos
Matéria no site Casa Vogue intitulada “Conheça os 8 estádios que sediarão os jogos da Copa do Mundo 2022, no Catar”, publicada em 10/01/2022. https://casavogue.globo.com/Arquitetura/Edificios/noticia/2022/01/conheca-os-8-estadios-que-sediarao-os-jogos-da-copa-do-mundo-2022-no-catar.html
- Quer ser o próximo autor colaborador do Ilha do Conhecimento? Participe!
- Não perca mais nenhuma postagem: Acompanhe nosso projeto nas redes sociais!
(Editoração: Fernando F. Mecca e Loren Pereira)