#Para todos (Programas e serviços voltados à comunidade)
Projeto avalia o desenvolvimento e a saúde de crianças nascidas entre janeiro de 2010 e junho de 2011 em Ribeirão Preto (SP)
DESTAQUES: • Equipe de profissionais está recebendo participantes para a realização de avaliações de saúde geral e bucal de forma totalmente gratuita; • Os atendimentos são realizados de terça à sexta-feira, nos períodos da manhã e tarde, no prédio da Clínica Civil da FMRP (USP); • A equipe informa que a fase ESCOLAR do projeto se encerra em breve, mas ainda é possível participar! • Para participar, os responsáveis pela criança devem entrar em contato com a equipe de agendamento. Ainda há vagas abertas para JUNHO, último mês de atendimento! |
O projeto BRISA (Coorte de Nascimento Brasileira Ribeirão Preto e São Luís) é um estudo epidemiológico de coorte (ver abaixo) realizado por pesquisadores do Núcleo de Estudos da Saúde da Criança e do Adolescente (NESCA) da USP (Universidade de São Paulo).
Os estudos epidemiológicos investigam a distribuição ou ocorrência de condições de saúde na população e os fatores que causam essas condições. Em estudos de coorte, um grande grupo de pessoas é selecionado e acompanhado ao longo do tempo para identificar essas condições e os possíveis fatores relacionados com a ocorrência das mesmas. Os dados obtidos permitem a compreensão de como está a saúde da população avaliada e auxiliam na criação de estratégias de prevenção e melhorias para a assistência à saúde.
Esse projeto tem como objetivos principais investigar os fatores relacionados ao nascimento prematuro e analisar a saúde no período perinatal, além de acompanhar a saúde geral, o desenvolvimento e a ocorrência de doenças nos participantes em diferentes fases da vida. A partir dessas análises é possível identificar como as condições socioeconômicas e de saúde desde o período intrauterino e de nascimento podem influenciar a saúde ao longo da vida.
O projeto BRISA teve início em 2010, acompanhando o desenvolvimento e a saúde de crianças que nasceram entre janeiro de 2010 e junho de 2011 em Ribeirão Preto. Até o momento, já foram concluídas as avaliações nas fases de Pré-natal, Nascimento e Seguimento (quando as crianças entraram no segundo ano de vida).
Atualmente, o projeto está na fase de acompanhamento chamada BRISA Escolar. Nessa etapa, a equipe recebe as crianças que participaram das etapas anteriores para a realização de exames e avaliações de saúde geral e bucal de forma totalmente gratuita. Até o momento, quase 3000 crianças foram avaliadas nessa fase.
O atendimento inclui a realização de algumas avaliações e exames que não são ofertados pelo SUS e convênios. Os participantes têm direito a realização de avaliações com equipes de nutricionistas, dentistas, fisioterapeutas e psicólogos. São realizadas análises de composição corporal (percentual de gordura e massa óssea), antropometria (medidas de peso, altura, circunferências), questionários de saúde mental e padrão alimentar, além de investigações sobre a saúde respiratória, força muscular, qualidade do sono, pressão arterial e saúde dos vasos sanguíneos.
As avaliações do Projeto BRISA estão sendo realizadas no prédio da Clínica Civil da FMRP (USP), localizado na Rua Tenente Catão Roxo, 2701 – (próximo ao HC Campus). O atendimento é realizado de terça à sexta-feira, nos períodos da manhã e tarde. A equipe informa que a Fase Escolar do projeto BRISA se encerra em breve, mas ainda é possível participar!
HÁ VAGAS ABERTAS PARA JUNHO, ÚLTIMO MÊS DE ATENDIMENTO!
Para participar do Projeto BRISA, as mães e/ou responsáveis devem entrar em contato com a equipe de agendamento:
WHATSAPP ✆ (16) 99240-8044
OU
☎ FIXO (16) 3315-9205
A população pode acompanhar as novidades do projeto pelo Facebook (Brisa Ribeirão Preto) e Instagram (@brisausp).
Colaboração: Profa. Dra. Maria da Conceição Pereira Saraiva
Links: @brisausp, @epidemiologia_saraiva
Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Alfenas , possui mestrado em Periodontia pela USP e doutorado em Epidemiologia pela Universidade de Michigan – Ann Arbor (EUA), com especialização em Genética aplicada à Saúde Pública. É professora da USP e pesquisadora junto às Coortes de Nascidos Vivos de Ribeirão Preto desde 2004, sendo uma das Investigadoras Principais do projeto BRISA. Atua principalmente nas áreas de saúde da criança e do adolescente, eventos perinatais, epidemiologia das doenças periodontais e epidemiologia do meio ambiente.
- Quer ser o próximo autor colaborador do Ilha do Conhecimento? Participe!
- Não perca mais nenhuma postagem: Acompanhe nosso projeto nas redes sociais!
(Editoração: Fernando F. Mecca e Nathália A. Khaled)