Image default

Dragões de Garagem – Portal

O Dragões de Garagem nasceu em 2012, do desejo de falar sobre ciência de forma acessível e descontraída sem comprometer o conteúdo. A sua missão é disseminar o conhecimento científico de modo abrangente e interessante, mostrando a importância da ciência no dia-a-dia social e profissional.

A estratégia do projeto é divulgar ciência através da internet. Com um mundo cada vez mais conectado, eles acreditam que essa é uma maneira bastante eficaz de disseminação do conhecimento. Inicialmente no formato podcast, hoje o Dragões de Garagem se transformou em um portal que agrega diferentes linguagens para falar do assunto, visando fomentar a curiosidade e o pensamento crítico nos seus ouvintes e espectadores.

Segundo os idealizadores do projeto, a mídia podcast, série de áudios sobre um determinado tema, é a que mais cresce atualmente e a que oferece recursos únicos fora do alcance de mídias vídeo-dependentes, por exemplo, que permite ser incorporados ao cotidiano do ouvinte de forma natural. No portal são apresentados episódios quinzenais longos abordando temas tanto de ciência básica, como biologia, física e química, quanto numa roupagem mais atual envolvendo cultura pop (filmes e desenhos animados) e questões de interesse público (vacinas e homeopatia). Eles também têm publicações em formatos mais curtos de entrevistas com pesquisadores brasileiros e formatos especiais como as retrospectivas científicas anuais ou os temáticos das olimpíadas e do mês da mulher.

O Dragões de Garagem também inclui projetos no YouTube, com o Notícias da Garagem, onde são produzidos vídeos semanais focados em explicar artigos científicos publicados recentemente em revistas de alto impacto. O quadrinista Marco Merlin também publica semanalmente as Cientirinhas, baseadas nos episódios do podcast ou apenas de cunho científico com consultoria da nossa equipe. Ultimamente as suas iniciativas tem visado se expandir também para o ramo das ciências humanas, tornando a divulgação ainda mais inclusiva e diversa.

A equipe acredita que a popularização da ciência pode transformar a sociedade: “O conhecimento rompe barreiras, derruba paradigmas e nos empodera para transformar a realidade ao nosso redor. Uma sociedade cientificamente educada é o passo principal para que consigamos reduzir seus conflitos e suas injustiças sociais e ambientais, com respeito mútuo às diferenças”.

 

Explore outras ilhas: Dragões de Garagem

sobre os autores

(Editoração: Viviane Santana, Eduardo Borges e Caio Oliveira)

Postagens populares

Uma breve história do tempo

IDC

Primaveira Silenciosa

IDC

Em uma casca de noz (Kurzgesagt – In a Nutshell)

IDC

A vida imortal de Henrietta Lacks

IDC

O Ponto Zero da Revolução: trabalho doméstico, reprodução e luta feminista

IDC

SAPIENS: Uma Breve História da Humanidade

IDC