#Ciência et al. (Conteúdos repletos de informações científicas)
Mito ou verdade? O que há por trás dessa história?
DESTAQUES: • “Manga com leite faz mal” é uma falácia criada intencionalmente na época do Brasil Colônia; • Senhores de engenho queriam privar os escravizados de consumir alguns alimentos, como manga ou leite; • A combinação manga com leite faz bem à saúde, pois é rica em nutrientes, além de ser uma bebida refrescante e muito gostosa. |
Chegamos em um dos períodos mais aguardados de todos os anos: a época das mangas. A manga é uma fruta consideravelmente bem apreciada no Brasil, por ser doce e bem suculenta. Seu nome científico é Mangifera indica, pertencente à família Anarcadiaceae e de origem da Índia e Sudeste da Ásia. Apesar de não ser verdadeiramente nacional, adaptou-se bem ao nosso clima tropical. O critério mais utilizado para a colheita de mangas é quando ocorre a alteração da cor de sua casca e da polpa. A princípio a casca é verde e, após amadurecimento, geralmente assume uma coloração alaranjada a roseada. Tal mudança ocorre em torno de 100 dias após a árvore ter florescido e quando também acontece a queda de alguns frutos maduros. Assim, normalmente a partir do mês de outubro observamos o amadurecimento da fruta.
Ainda que possua muitas características atrativas, certamente você já deve ter ouvido falar de sua mãe, avó ou de outra pessoa mais vivida, um alerta em torno dessa fruta: “cuidado, manga com leite faz mal”. Mas, será que faz mal mesmo? O que há por trás desta história? Vamos entender um pouco desse conhecimento popular.
O grande ponto é que esse perigo foi inventado. Não passa de uma falácia, a qual foi criada intencionalmente na época do Brasil Colonial (anos de 1530 a 1822), dos tempos da escravidão. Vamos voltar um pouco no tempo. O leite naquela época era um alimento bastante raro e caro, sendo, portanto, de consumo exclusivo de senhores de engenho, patrões e afins. Esses, por sua vez, não queriam que um alimento tão raro fosse também consumido por escravizados. Outra hipótese é que os senhores de engenho não queriam que os escravizados comessem a manga, por ser considerada uma fruta nobre, originada da Índia. Contudo, há controvérsias, uma vez que a manga era uma fruta abundante nas mangueiras das propriedades rurais e de fácil acesso, enquanto faria mais sentido dizer que os escravizados não tinham dinheiro para comprar nada, pior ainda no caso de leite caro. Assim, os senhores de engenho não só inventaram como espalharam esse mito da combinação fazer mal. Tal lenda sobreviveu e ainda é presente na fala de muitos até hoje.
Na verdade, a manga oferece vários benefícios para a saúde. Dentre eles, podemos citar nutrientes como as vitaminas A e C, fibras, magnésio, caroteno, fósforo, ferro, cálcio, lipídios e proteínas. Possui capacidade de fortalecer o sistema imunológico, bem como de diminuir os riscos de doenças cardiovasculares, além de ajudar no funcionamento do sistema digestivo (por exemplo, aumenta o peristaltismo), combate a gastrite e melhora até mesmo a qualidade da pele. Ademais, pode ser utilizada no preparo de sucos, batidas de vitaminas, sorvetes, saladas e outras coisas. O leite também traz alguns benefícios. Por exemplo, é um alimento rico em nutrientes como proteínas, cálcio, vitaminas A e D, riboflavina, fósforo e magnésio.
Portanto, cientificamente falando, esses dois juntos não fazem mal, e muito menos têm a capacidade de matar alguém (risos). Exatamente pelo contrário, é uma combinação rica em nutrientes e bem refrescante, além de muito gostosa. Os dois formam uma robusta bebida vitamínica que compõem uma dieta saudável para o bom funcionamento do corpo humano. Desse modo, se você nunca provou essa delícia antes, experimente sem medo!
Colaboração:
Loren Pereira sobre a autora
Loren é biomédica, mestra em Ciências e atualmente cursa doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Medicina Tropical e Infectologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, em Uberaba-MG. É engajada com as áreas de Saúde, Educação, Pesquisa e Divulgação Científica, além de integrar a equipe de site e edição de textos da Ilha do Conhecimento.
Referências:
Artigo científico intitulado “Food taboo and mango with milk consumption”, publicado na revista Higiene alimentar em 2019, de autoria de Meireles, A., e colaboradores.
Matéria na Revista Portal Útil “Qual é a época de manga?”, publicada em 05/05/2022 (https://revista.portalutil.com.br/casa-e-jardim/epoca-de-manga/)
Matéria no Portal Embrapa “Manga” (https://www.embrapa.br/mandioca-e-fruticultura/cultivos/manga)
Matéria na Revista Super Interessante “Manga com leite faz mal?”, publicada em 18/04/2011 (https://super.abril.com.br/mundo-estranho/manga-com-leite-faz-mal/)
Matéria na página Segredos do Mundo “Manga com leite faz mal? A verdade sobre essa expressão.” (https://segredosdomundo.r7.com/manga-com-leite/)
Matéria na página Toda Matéria “Brasil Colônia”, (https://www.todamateria.com.br/brasil-colonia/)
Matéria na página Cidade de São Paulo Saúde “Manga com leite faz mal? Verdade ou mentira?” (https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/noticias/?p=156263)
- Quer ser o próximo autor colaborador do Ilha do Conhecimento? Participe!
- Não perca mais nenhuma postagem: Acompanhe nosso projeto nas redes sociais!
(Editoração: Fernando F. Mecca e Loren Pereira)