Image default

Aplicativo brasileiro capaz de otimizar o diagnóstico das Leishmanioses: LeishCare®

#Para todos (Programas e serviços voltados à comunidade)

Desenvolvido na UFTM, app auxilia no diagnóstico das Leishmanioses e otimiza o manejo de indivíduos acometidos pela doença.

DESTAQUES:
– Financiado pela FAPEMIG, LeishCare® foi desenvolvido por pesquisadores da UFTM e pode ser baixado gratuitamente a qualquer momento;
– Otimização do diagnóstico das Leishmanioses que se configuram em Doenças Tropicais Negligenciadas;
– Disponibilização gratuita do LeishCare® na plataforma Google Play.

As Leishmanioses são consideradas doenças emergentes, embora sejam conhecidas e estudadas há bastante tempo, e apresentam-se como um grande problema de saúde pública, uma vez que possuem ampla complexidade biológica, clínica e epidemiológica. Essas doenças atingem países em desenvolvimento, principalmente populações menos favorecidas, e seu controle depende de esforços coletivos e governamentais. A Leishmaniose Visceral (LV) é a forma clínica mais grave das Leishmanioses devido às frequentes complicações e potenciais de evolução para óbito se não tratada em tempo oportuno. 

Essa enfermidade pode ser encontrada em áreas tropicais e subtropicais, ocupando um lugar importante entre as doenças tropicais negligenciadas (DTN). Seu diagnóstico ainda apresenta lacunas devido às dificuldades de localizar os parasitas que se encontram no interior de macrófagos/monócitos do nosso sistema imune; além disso, os testes diagnósticos não são bem padronizados. Nesse contexto, ganham visibilidade as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) que são capazes de reduzir o impacto de várias doenças,  sendo ágeis, as quais podem ser utilizadas em movimento e quebram barreiras tempo/espaço. 

O LeishCare® foi desenvolvido pelo MSc. Gerson dos Santos Fonseca Junior, orientado pelo pesquisador Dr. David Calhau Jorge, docente do curso de Engenharia Elétrica. A idealizadora do projeto é a Dra. Luciana de Almeida Silva Teixeira, médica infectologista e docente no Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical e Infectologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). O projeto contou com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).

Leishmanioses
Figura 1. Ícone e página do aplicativo no Google Play. Imagem: Silva e colaboradores, 2020.

O aplicativo tem como objetivo otimizar o diagnóstico precoce e manejo de indivíduos com Leishmaniose Visceral (LV) e Tegumentar (LTA) em áreas endêmicas. O aplicativo foi disponibilizado gratuitamente pela UFTM no Google Play para o sistema operacional Android e é voltado para profissionais da área da saúde que atendem casos de LV e LTA. Seu nome foi pensado para facilitar o entendimento das funcionalidades do aplicativo.

O desenvolvimento do aplicativo resultou, também, em duas publicações em periódicos científicos (ver Referências). Uma delas mostra a aplicabilidade do LeishCare® em áreas endêmicas de Leishmanioses de Minas Gerais, enquanto a outra apresenta as principais funcionalidades e aspectos relacionados ao desenvolvimento do software.

Dentre as funções disponibilizadas, o aplicativo é capaz de catalogar sinais observados em pacientes com Leishmaniose, além de registrar, utilizando fotografias, a evolução das lesões. Além disso, ele possibilita compartilhar esses registros com outros profissionais para auxiliar no diagnóstico e tratamento, calcular o escore de gravidade da LV, ou seja, auxiliar na identificação dos pacientes com Leishmaniose Visceral com maior chance de óbito, e ainda disponibilizar textos com informações sobre as áreas endêmicas envolvidas no estudo e manuais de referência. O aplicativo pode ser baixado na própria plataforma Google Play, ou pelo link: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.uftm.gerson.healsis

Leishmanioses
Figura 2. Tela inicial do LeishCare® e uma de suas funcionalidades, o cálculo do escore da LV grave. Imagem: Silva e colaboradores, 2020.


Colaboração:
Priscilla Elias Ferreira da Silva

Links: lattes, e-mail, instagram

Licenciada em Ciências Biológicas e mestra em Ciências (Clínica das Doenças Infecciosas e Parasitárias), atualmente é doutoranda em Ciências (Parasitologia e Imunologia Aplicadas) pelo Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical e Infectologia da UFTM. Faz pesquisas na área da Leishmaniose Visceral (LV), doença tropical negligenciada de suma importância no Brasil.


Fontes e referências bibliográficas:

Artigo científico intitulado “Development of a software for mobile devices designed to help with the management of individuals with neglected tropical diseases”, publicado na revista Research on Biomedical Engineering em 2020, de autoria de Silva, P., Fonseca Junior, G., Ambrozio, R., e colaboradores.

Artigo científico intitulado “LeishCare®: A Software Designed for the Management of Individuals with Leishmaniases”, publicado na revista The American Journal Tropical Medicine and Hygiene em 2020, de autoria de Silva, P., Fonseca Junior, G., Ambrozio, R., e colaboradores. 

(Editoração: Fernando F. Mecca e Loren Pereira)

Postagens populares

I Congresso Nacional Online de Saúde Escolar (I CoNaSE)

IDC

Programa de Pós-Graduação em Bioquímica da FMRP/USP abre inscrições

IDC

Projeto BRISA – Núcleo de Estudos da Saúde da Criança e do Adolescente (NESCA) da USP

IDC

I Congresso Nacional On-line Multidisciplinar da Saúde da Mulher (CONASM)

IDC

Esterili.easy: um filtro purificador de ar que auxilia na batalha contra a COVID-19

IDC

Pandemia reforça papel da divulgação científica para o conhecimento chegar à sociedade

IDC