Marco Paschoalotto fez graduação em Administração Pública pela UNESP e é Mestre e Doutorando em Administração de Organizações pela FEARP – USP e Professor da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE).
Ele falou um pouco sobre seu trabalho recente sobre um novo método de avaliação da regionalização da saúde no estado de São Paulo. A regionalização da saúde é uma estratégia usada pelo SUS para distribuir seus recursos de forma mais adequada entre cada região do país.
Usando esse método, ele mostrou que as regiões que recebem mais recursos são também as que realizam mais atendimentos e exames, porém, o desempenho nesse quesito não está necessariamente relacionado com maior qualidade do serviço. Sendo assim, ele propõe que essa ferramenta de avaliação pode ser usada para compreender melhor as necessidades de cada região de forma a distribuir melhor os investimentos.
Ciência et al: Marco Antonio Catussi Paschoalotto
Fontes consultadas:
Paschoalotto, MAC., Passador, JL., Oliveira, LR., Lopes, JEF., Dantas, MK., Passador, CS. A regionalização do SUS: proposta de avaliação de desempenho dos Departamentos Regionais de Saúde do estado de São Paulo. 2018. Saúde e Sociedade, 27(1), 80-93.
(Editoração: Eduardo Borges, Viviane Santana e Caio Oliveira)