Image default

Por que existem diferenças entre homens e mulheres na habilidade de localização espacial?

Estudos passados demonstraram que homens tendem a apresentar habilidades de navegação mais desenvolvidas do que mulheres, embora os motivos para tal diferença ainda não fossem bem esclarecidos. Um trabalho realizado por pesquisadores da Universidade de Londres buscou entender os fatores que explicam estas diferenças em uma escala global, e o resultado encontrado não é nenhum motivo de orgulho para o gênero masculino! A pesquisa foi conduzida utilizando dados fornecidos por um aplicativo de jogo de smartphone que mede habilidades espaciais de navegação, como interpretação de mapas e planejamento e memorização de rotas. Os dados foram refinados para mais de 500 mil pessoas de 57 países que utilizaram o aplicativo, e foi detectado que o senso de direção de um indivíduo está fortemente associado ao padrão socioeconômico e desigualdade de gênero de seu país de origem. Particularmente, há uma correlação positiva entre a desigualdade de gênero reportada em cada país com a magnitude de diferenças na habilidade de localização espacial: em países em que há maior discriminação de gênero, mulheres e homens apresentam maior discrepância na performance ao conduzir tarefas de navegação. De maneira geral, a destreza para se localizar e navegar é maior e mais semelhante entre homens e mulheres oriundos de países que apresentam índices socioeconômicos elevados, particularmente aqueles que investem em educação e ciência e que proporcionam à sua população o potencial de viajar. Resultados como os deste estudo ilustram os impactos da discriminação de gênero não somente na qualidade de vida das mulheres, mas também na capacidade de desenvoltura cognitiva, determinada por heranças culturais sexistas.

Figura: Habilidade de localização espacial da população mundial, simplificada em cinco categorias de desempenho. O gradiente mais quente destaca os países cujas populações apresentaram maior desenvoltura para as atividades de navegação, além de também apresentarem menor discrepância do desempenho entre homens e mulheres. Imagem: modificada de Coutrot et al., 2018.  

Tweet-science: Priscila S. Rothier

sobre a autora

Artigo original: Global determinants of navigation ability # Revista Current Biology (Ago/2018). Autores: A. Coutrot, R. Silva, E. Manley, W. de Cothi, S. Sami, V. D. Bohbot,J. M. Wiener, C. Hölscher, R. C. Dalton, M. Hornberger, H J. Spiers.

(Editoração: Fernando Mecca, Gabriel Ferreira e Caio Oliveira)

Postagens populares

Nova organela descoberta em algas permite a fixação de nitrogênio

IDC

Como o cérebro regula as emoções?

IDC

As galinhas também têm sentimentos!

IDC

Cientistas descobrem a origem do medo no cérebro

IDC

Vaca modificada geneticamente produz insulina no leite

IDC

Cientistas conseguem formar óvulo a partir de célula da pele

IDC