Image default

Prêmio Nobel 2023

#Farol de Notícias (Atualidades científicas que foram destaque na semana)

Anualmente, desde 1901, o Prêmio Nobel é atribuído a  pessoas que oferecem contribuições marcantes à humanidade. O prêmio contempla as seguintes áreas: física, química, fisiologia ou medicina, literatura, paz e ciências econômicas. No entanto, o prêmio dado na área de ciências econômicas recebe outro nome: Prêmio Sveriges Riksbank em Ciências Econômicas em memória de Alfred Nobel. Neste texto você pode conhecer os ganhadores dos Prêmios Nobel de física, química, fisiologia ou medicina, literatura e paz. 

 

Prêmio Nobel de física

Pierre Agostini, Ferenc Krausz e Anne L’Huillier são os nomes dos ganhadores do Prêmio Nobel de Física 2023.  Em suas pesquisas, eles descobriram maneiras de investigar os processos rápidos que antes eram impossíveis de acompanhar.

No mundo dos elétrons, as mudanças ocorrem em alguns décimos, o que é chamado de attosegundo. Um attosegundo é tão curto que há tantos dentro de  um segundo quantos segundos desde o início do universo. Os ganhadores conseguiram produzir pulsos de luz tão curtos, que podem ser medidos em attossegundos (unidade de tempo no Sistema Internacional de Unidades igual a 1 × 10⁻¹⁸ de um segundo). Assim, esses pulsos de luz puderam fornecer imagens de processos dentro de átomos e moléculas permitindo que a humanidade conhecesse processos que antes seriam impossíveis de acompanhar pela rapidez em que acontecem.

 

Prêmio Nobel de Medicina

Katalin Karikó e Drew Weissman foram premiados por seus estudos que permitiram o desenvolvimento de vacinas eficazes contra a Covid-19. Juntos, eles encontraram uma maneira de modificar o mRNA (macromolécula que dá origem a proteínas). Desde 1960 pesquisadores tentavam descobrir como impedir que a produção de proteínas específicas acontecesse. A pesquisa de Katalin Karikó e Drew Weissman foi um ponto de virada nessa questão. Juntos, eles viram que algumas modificações básicas na estrutura do mRNA poderiam deixá-lo menos inflamatório. A descoberta, feita em 1997, foi usada para a criação da vacina contra a Covid-19.

 

Prêmio Nobel de química

Moungi Bawendi, Louis Brus e Alexei Ekimov são pioneiros nos estudos sobre pontos quânticos – cristais minúsculos capazes de receber e emitir frequências de luz. As suas descobertas permitiram avanços para a produção de aparelhos de TV e lâmpadas LED, e podem auxiliar cirurgiões na remoção de tecidos com câncer.

 

Prêmio Nobel de literatura

Segundo a Academia, o prêmio foi concedido a Jon Olav Fosse “por suas peças e prosa inovadoras que dão voz ao indizível”. O autor, que escreve na versão menos comum das duas versões oficiais do norueguês, disse que considerava o prêmio um reconhecimento desse idioma e do movimento que o promove, e que, em última análise, ele devia o prêmio ao próprio idioma.

 

 

 

Nobel da paz

Narges Mohammadi, voz da revolução feminina histórica de seu país, venceu o Prêmio Nobel da Paz 2023. Ela vem liderando a luta histórica das mulheres no Irã contra a opressão do atual regime. Atualmente ela está presa e, no total, já foi condenada a 31 anos de prisão e 154 chibatadas. Apesar do estopim da onda de protestos iniciados no país com a morte da jovem Mahsa Amini, presa em 2022 por “uso incorreto” do véu islâmico obrigatório no país. Narges Mohammadi é há duas décadas uma das principais defensoras dos direitos das mulheres e da abolição da pena de morte no Irã, um dos países que mais utiliza esse método de punição no mundo. Ela já foi presa seis vezes, a primeira delas há 22 anos.

 

 

Colaboração: Iasmin Cartaxo Taveira sobre a autora

Iasmin Taveira queria ser cientista desde criança e acredita que tornar o conhecimento acessível é o melhor jeito de promover desenvolvimento social. É Biotecnologista pela UFPB, mestre e doutoranda em bioquímica na FMRP/USP.

 

Referências:

Matéria no site Nobel Prize, intitulada “All Nobel Prizes”. https://www.nobelprize.org/prizes/lists/all-nobel-prizes/

Matéria no site G1, intitulada “Nobel de Medicina 2023 vai para Katalin Karikó e Drew Weissman por pesquisas que permitiram criação de vacinas contra Covid”, publicada em 03/10/2023. https://g1.globo.com/ciencia/noticia/2023/10/02/nobel-de-medicina-2023-vai-para-katalin-kariko-e-drew-weussnab.ghtml

Matéria no site G1, intitulada “Nobel de Física 2023 vai para três cientistas com estudos que exploram o mundo dos elétrons”, publicada em 03/10/2023. https://g1.globo.com/ciencia/noticia/2023/10/03/nobel-de-fisica-2023-vai-para-pierre-agostini-ferenc-krausz-and-anne-lhuillier.ghtml

Matéria no site G1, intitulada “Três cientistas ganham o Nobel de Química por pesquisas na área de nanotecnologia”, publicada em 04/10/2023. https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2023/10/04/tres-cientistas-ganham-o-nobel-de-quimica-por-pesquisas-na-area-de-nanotecnologia.ghtml

Matéria no site G1, intitulada “Jon Fosse, escritor norueguês, ganha Prêmio Nobel de Literatura 2023”, publicada em 05/10/2023. https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2023/10/05/jon-fosse-ganha-premio-nobel-de-literatura-2023.ghtml

 

Postagens populares

Pesquisa mostra que tímpano foi fundamental para répteis sobreviverem e se proliferarem ao longo da história evolutiva

IDC

Vírus no sangue de catadores de materiais recicláveis

IDC

Prêmio Nobel 2024

IDC

Estudos apontam que boas práticas utilizadas na agricultura que podem reduzir emissões de carbono no campo

IDC

Pesquisa mostra as alterações cerebrais que acontecem durante a maternidade

IDC

A pior extinção em massa do mundo teve início com Mega El Niño

IDC