Image default

As maiores histórias da ciência em 2018

São tantas coisas acontecendo em ciência – e em outros assuntos – ao mesmo tempo, que é fácil nos perdermos. Tantas novidades, além de matérias sendo recicladas e reaparecendo em nossas redes sociais, é difícil saber sobre os maiores acontecimentos deste ano, e o que é realmente relevante. Para facilitar as coisas e relembrar os principais feitos científicos do ano, selecionamos as 10 maiores histórias da ciência de 2018.

 

1 – Uso da genealogia genética na identificação de assassino em série

Imagem: https://www.sciencenews.org/

A polícia americana foi capaz de prender um dos mais procurados assassinos em série dos EUA usando um banco de dados público de DNA. A identificação do assassino foi possível ao cruzar as sequências de DNA encontradas nas cenas dos crimes com sequências disponíveis no GEDmatch (base de dados genômicos de acesso público). Essa ferramenta agora está sendo aplicada para solucionar outros crimes, mas o uso de banco de dados públicos para a identificação de pessoas vem levantando questões sobre privacidade genética.

Nós já falamos mais sobre este assunto, acesse aqui.

Artigo sobre o uso de dados genômicos para pesquisar familiares distantes.

 

2 – Bebês editados geneticamente

Imagem: https://www.nytimes.com/

O cientista chinês He Jiankui afirma ter alterado secretamente o DNA de dois embriões, usando a técnica Crispr-Cas9, causando alvoroço e preocupação em toda a comunidade científica. Segundo ele, os embriões foram editados geneticamente para serem resistentes ao vírus causador da AIDS. Se for verdade, as irmãs gêmeas seriam os primeiros bebês editados geneticamente em todo o mundo, levantando importantes questões éticas e a respeito da segurança envolvida na manipulação genética em humanos.

Nós já falamos sobre edição gênica, acesse aqui.

Vídeo do anúncio do nascimento das irmãs geneticamente editadas.

 

3 – O primeiro caso de reprodução entre duas espécies de humanos

Imagem: https://vis.sciencemag.org/

Foi encontrada na Rússia a primeira evidência do cruzamento entre duas espécies de humanos, Denisovanos e Neandertais, há 90 mil anos atrás, um fóssil de uma jovem fêmea adulta nomeada Denny. Até então a hipótese de hibridização entre espécies humanas era baseada em resultados de análises genéticas que encontraram partes do DNA dessas espécies em populações de humanos modernos. Esse achado permitirá o estudo de como eram relações familiares e sociais entre humanos antigos e como as condições de vida influenciaram esses indivíduos.

Nós já falamos mais sobre esta história, acesse aqui.

Acesse o artigo original.

 

4 – Fonte de partícula cósmica ‘fantasma’ revelada

Imagem: https://www.bbc.com/

Partículas misteriosas chamadas neutrinos constantemente atingem a Terra vindas do espaço, mas a sua origem era até então desconhecida. Este ano, cientistas finalmente apontaram uma provável fonte: um brilhante farol cósmico chamado Blazar. A descoberta pode ajudar a entender segredos sobre o passado do nosso universo. A capacidade da partícula de atravessar o espaço ilesa torna mais fácil para os cientistas compreender fenômenos que acontecem a bilhões de anos-luz da Terra.

Acesse o artigo original.

 

5 – Assédio sexual de mulheres na ciência

Imagem: https://vis.sciencemag.org/

As Academias Nacionais de Ciências, Engenharia e Medicina dos EUA divulgaram um relatório histórico mostrando que mais de 50% das mulheres na ciência sofreram assédio sexual ou foram vítimas de sexismo. Após as denúncias, instituições começaram a mudar suas políticas e demitir cientistas envolvidos nos casos. O assédio sexual e sexismo na ciência, que vinha sendo ignorado até então, agora começam a serem debatidos e centenas de mulheres cientistas poderão ganhar mais espaço e serem reconhecidas.

Veja o relatório original.

 

6 – Água em Marte

Imagem: https://www.sciencenews.org/

Um estudo publicado na revista Science, utilizando uma espécie de radar para procurar por corpos de água em Marte, detectou um lago submerso, com pelo menos 1m de profundidade e 20km de largura, em um dos polos do planeta vermelho. Estudos anteriores já haviam encontrado água congelada, bem como evidências de lugares modificados por correntes de água na superfície, mas esta foi a primeira evidência direta de água líquida em grande quantidade no nosso planeta vizinho.

Acesse o artigo original.

 

7 – Os mais antigos animais da Terra

Imagem: https://vis.sciencemag.org/

Utilizando análises geoquímicas, pesquisadores detectaram a presença de colesterol em um fóssil de Dickinsonia com mais de 550 milhões de anos de idade. A presença de colesterol, junto de outros dados já conhecidos dessa espécie, sugere que ela deve ter sido um dos mais antigos animais do nosso planeta. Antes desta descoberta, as evidências mais confiáveis indicavam que animais teriam surgido cerca de 10 milhões de anos mais tarde.

Nós já falamos mais sobre esta história, acesse aqui.

Acesse o artigo original.

 

8 – O Acordo de Paris não impedirá catástrofes do aquecimento global

Imagem: https://vis.sciencemag.org/

Um relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas aponta que as propostas do Acordo de Paris, com o objetivo de impedir que o aquecimento global atinja 2°C até 2030, não serão o suficiente para evitar um cenário catastrófico. O órgão aponta que com um aumento de temperatura de até 1,5 °C já serão aterradores para um grande número de pessoas, que perderiam acesso a água potável e seriam expulsas de suas casas devido à elevação do nível do mar, bem como o prejuízo à biodiversidade.

Veja o relatório original.

 

9 – Estímulos elétricos recuperam movimentos de seis paralisados

Imagem: https://www.sciencenews.org/

Lesões na medula espinhal, que até então eram sinônimo de uma vida paralisada, agora podem ser recuperadas. Pareando exercícios intensos de reabilitação com estimulações elétricos na medula espinhal, seis pacientes com lesões graves na medula conseguiram recuperar o movimento e voltar a andar.

Acesse o artigo original.

 

10 – Achados clássicos da psicologia são postos em cheque – e isso é bom!

Imagem: https://www.nytimes.com/

No últimos anos, têm-se acumulado pesquisas que colocam em cheque alguns dos mais importantes experimentos e descobertas da psicologia moderna. Entretanto, isto não é necessariamente ruim; pelo contrário, afirmam os especialistas, o atual momento permite revisar e consolidar o conhecimento em psicologia. Colocar em cheque as conclusões do famoso Experimento de Aprisionamento de Stanford, por exemplo, não significa desacreditá-lo totalmente, mas refinar as conclusões que podem ser tiradas daquela situação, e construir um entendimento mais preciso e completo da psicologia.

Veja a reportagem original.

 

Especial de férias: Fernando Mecca sobre o autor

                                 Gabriel Ferreira sobre o autor

                                 Viviane Santana sobre a autora

(Editoração: André Pessoni)

Postagens populares

ESPECIAL: DIA DA MULHER!

IDC

O melhor da ciência em 2023

IDC

Ressoa, Oceano!

IDC

O melhor da ciência em 2022

IDC

ELEIÇÕES: Conheça os planos para a ciência e tecnologia dos candidatos à presidência do Brasil

IDC

III Divulga Ciência

IDC