Image default

Chimpanzés se concentram em amizades correspondidas quando envelhecem

Comportamento se assemelha ao praticado por humanos, que se tornam mais seletivos socialmente com a idade. 

 

Um dos efeitos de envelhecer é ficar mais seletivo em relação a amizades. Os anos passam e os círculos de amigos tendem a ficar menores e, de modo geral, mais próximos. Uma equipe de psicólogos e primatologistas percebeu que essa tendência registrada em humanos também acontece entre chimpanzés. O estudo sugere um padrão de envelhecimento compartilhado entre a espécie humana e seus parentes primatas, o que pode representar uma adaptação que aumenta o sucesso de indivíduos mais velhos. 

O grupo de pesquisadores analisou interações sociais de 21 chimpanzés machos, que tinham entre 15 e 58 anos de idade. As interações foram registradas de 1995 a 2016 como parte do Projeto Chimpanzé Kibale, que rastreia o comportamento de chimpanzés no Parque Nacional Kibale, localizado em Uganda, África. 

Os resultados mostram que chimpanzés mais velhos, que têm acima de 35 anos, apresentam mais relações de amizade mútua. Já os indivíduos mais jovens se envolvem mais em relações unilaterais. A equipe de pesquisadores também notou que interações de conflito diminuem à medida em que os chimpanzés envelhecem.

 

Chimpanzés enfileirados e interagindo em comportamento de limpar os pelos uns dos outros (grooming).
Chimpanzés interagindo em comportamento de limpar os pelos uns dos outros (grooming). Imagem: Michel Gunther/ Reprodução WWF.

 

A mudança no comportamento e na forma de se relacionar pode estar associada à hierarquia social. Chimpanzés machos formam grupos que caçam juntos, cuidam do território e estabelecem alianças para se manter em posições sociais mais altas. De modo geral, quanto melhor for a posição na hierarquia do bando, maior é o sucesso reprodutivo. 

Para se aproximar de indivíduos dominantes, chimpanzés jovens costumam fazer grooming (comportamento de limpar os pelos) em membros melhor posicionados no grupo, que não retribuem o favor. Já indivíduos mais velhos se sentam juntos e limpam uns aos outros, em um exemplo de interação mútua. 

Uma explicação possível é que chimpanzés mais velhos já não têm expectativas de subir no ranking social e formam relações de cooperação entre si para enfrentar desafios impostos por indivíduos mais jovens ou para terem uma vida socialmente ativa, com maiores chances de acasalamento. Mas essas hipóteses precisam ser investigadas em novas pesquisas. Futuramente, a equipe de pesquisadores também pretende investigar se esse padrão ocorre em fêmeas e em outros grupos de chimpanzés.

 

Imagem do Chimpanzé macho dominante no Parque Nacional Kibale perto de árvores e plantas.
Chimpanzé macho dominante no Parque Nacional Kibale. Imagem: Vincent Mugaba/ Wikimedia Commons.

 

A análise do comportamento de chimpanzés permite comparações aproximadas com o comportamento de humanos. Além de as duas espécies compartilharem 99% do DNA, chimpanzés têm uma organização social baseada em grupos grandes, com interações de cooperação e antagonismo, muito semelhante à forma como pessoas se organizam socialmente. Por isso, a pesquisa abre novas possibilidades para explorar por que humanos se tornam mais seletivos quando envelhecem, um aspecto que pode ir além da nossa consciência a respeito da mortalidade. 

Outras espécies de animais de vida longa, como elefantes, orcas e bonobos, também são de interesse dos cientistas para testar o desenvolvimento das interações sociais ao longo da vida e seus efeitos em cada indivíduo e na sociedade. 

O estudo foi desenvolvido por pesquisadores dos Estados Unidos e do Projeto Chimpanzé Kibale e está publicado em inglês na revista científica Science.

 

News: Luanne Caires

sobre a autora

Fontes e mais informações sobre o tema:

Artigo científico intitulado “Social selectivity in aging wild chimpanzees”, publicado na revista Science em 2020, de autoria de Rosati A.G., Hagberg L. e colaboradores.
https://science.sciencemag.org/content/370/6515/473

Matéria no site Science, intitulada “Like humans, male chimps mellow with age”, publicada em 22/10/2020.
https://www.sciencemag.org/news/2020/10/humans-male-chimps-mellow-age

Matéria no site G1, intitulada “Chimpanzés ficam mais seletivos com amizades durante o envelhecimento, diz estudo”, publicada em 22/10/2020.
https://g1.globo.com/natureza/noticia/2020/10/22/chimpanzes-ficam-mais-seletivos-com-amizades-durante-o-envelhecimento-diz-estudo.ghtml

 

(Editoração: André Pessoni)

Postagens populares

Nova organela descoberta em algas permite a fixação de nitrogênio

IDC

Como o cérebro regula as emoções?

IDC

As galinhas também têm sentimentos!

IDC

Cientistas descobrem a origem do medo no cérebro

IDC

Vaca modificada geneticamente produz insulina no leite

IDC

Cientistas conseguem formar óvulo a partir de célula da pele

IDC