Image default

Primeira fotografia de um buraco negro é revelada

Em uma galáxia distante, conhecida como M87, a cerca de 500 milhões de trilhões de quilômetros de distância de nós, existe um enorme buraco negro. Com 40 bilhões de quilômetros de diâmetro (3 milhões de vezes o tamanho da Terra), e 6,5 bilhões de vezes a massa do Sol, este é um dos maiores buracos negros conhecidos pela humanidade. Direcionando uma série de telescópios distribuídos ao redor do globo, uma associação de laboratórios do mundo todo capturou a primeira fotografia de um buraco negro já registrada. Mais do que uma bela imagem, a fotografia coincide com modelos matemáticos feitos a partir das deduções de Albert Einstein, propostas no início do século passado. A fotografia mostra um disco totalmente preto (o buraco negro em si), rodeado por um enorme e brilhante “anel de fogo”, causado pelos gases superquentes que são sugados para dentro do buraco. O brilho deste anel é tão intenso quanto a luminosidade de todas as bilhões de estrelas da galáxia M87 combinadas – e só por isso fomos capazes de observar o fenômeno. O limite entre o anel e o disco preto é a região onde a gravidade é tão intensa que nem mesmo a luz consegue escapar do buraco negro. O trabalho coletivo também foi fundamental para esse grande passo na ciência: nenhum telescópio sozinho seria capaz de fotografar o buraco negro; uma associação de 12 diferentes laboratórios e 8 telescópios, espalhados em diferentes partes do planeta, foi necessária para compor a imagem.

Figura: Acima, as previsões feitas com base nas propostas de Einstein; abaixo, as fotografias trazidas ao público nesta quarta-feira, 10/04. Imagem: adaptado de Akiyama et al., 2019.

 

Tweet-science: Fernando F. Mecca

sobre o autor

Artigo original: Revista The Astrophysical Journal (Abr/2019) # First M87 Event Horizon Telescope Results. I. The Shadow of the Supermassive Black Hole. K. Akiyama, A. Alberdi, W. Alef, e colaboradores.

(Editoração: Gabriel Ferreira, Priscila Rothier,  André Pessoni e Caio Oliveira)

Postagens populares

Pesquisa mostra que tímpano foi fundamental para répteis sobreviverem e se proliferarem ao longo da história evolutiva

IDC

Vírus no sangue de catadores de materiais recicláveis

IDC

Prêmio Nobel 2024

IDC

Estudos apontam que boas práticas utilizadas na agricultura que podem reduzir emissões de carbono no campo

IDC

Pesquisa mostra as alterações cerebrais que acontecem durante a maternidade

IDC

A pior extinção em massa do mundo teve início com Mega El Niño

IDC