#Explore outras ilhas (Outras fontes de conhecimento que sugerimos você conhecer)
Lançamento de e-book voltado ao ensino de ciências nas escolas e em espaços não formais de ensino através de jogos educativos e outras estratégias didáticas
Sobre Categoria: E-book Título: Tem bicho no meu nicho: jogos educativos sobre a interação com animais em movimento Organizadores: Bruna L. Ferreira, Laura S. Nery, Lilian C. Luchesi, Danilo Boscolo Ano de publicação: 2020 Editora: FFCLRP-USP Páginas: 106 |
Em agosto de 2020, o e-book “Tem bicho no meu nicho” foi lançado na plataforma digital do Portal de Livros Abertos da Universidade de São Paulo (USP). Trata-se de um livro digital com propostas voltadas para o ensino de Ciências da Natureza nas escolas e em espaços não formais de ensino. A autoria desse material conta com uma equipe multidisciplinar de estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e docentes da USP campus de Ribeirão Preto, e da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). A proposta dos autores é disponibilizar um material didático, divertido, acessível e rico em conceitos e estratégias didáticas para serem trabalhadas em salas de aula de Ciências. Os jogos desenvolvidos são apresentados completos no e-book, prontos para a impressão e a aplicação.
O e-book aborda a problemática vinculada à perda e à fragmentação de habitats naturais, e propõe a aplicação de dois jogos para estimular a discussão e a aprendizagem deste tema. O jogo “Conecta” tem como foco a alteração da paisagem e a sua interferência no movimento da fauna, por exemplo, a criação de novas unidades de conservação ou o desmatamento de fragmentos naturais para a criação de novos empreendimentos industriais. O jogo “Zona de Contato” apresenta os desafios específicos enfrentados pela fauna e as mudanças de comportamento diante de diferentes paisagens, por exemplo, as queimadas em fragmentos naturais e a presença dos animais silvestres nos ambientes urbanos em busca de recursos.
Professores podem encontrar no e-book não só uma introdução sobre a importância da alfabetização científica e do ensino por investigação, mas também a explicação e a definição de uma série de conceitos que serão trabalhados a partir dos jogos. Ainda, nos capítulos 3 e 4, há a sugestão de duas sequências didáticas baseadas no ensino por investigação, nas quais os jogos são inseridos como instrumentos para coleta de dados, levantamento e teste de hipóteses dos estudantes.
É pertinente ressaltar que os temas abordados pelo e-book podem contemplar as diretrizes presentes na Base Nacional Curricular do Ensino Fundamental e Médio. Além disso, a utilização do material em diversos contextos de ensino é encorajada pelos autores, já que trata-se de um tema muito pertinente para o cenário atual. Nas últimas décadas, nossas ações e comportamentos de consumo têm sido os principais responsáveis pela perda e pela fragmentação de habitats naturais, pela poluição de bens naturais e pela perda de biodiversidade. A presença de animais como capivaras, maritacas, gambás e até onças pardas em cidades, por exemplo, são um reflexo disso. Assim, entender os reflexos de nossas ações, além de discutir e refletir sobre o assunto, é essencial para a formação de cidadãos e de futuros tomadores de decisão críticos, que considerem nosso efeito no ambiente e formas alternativas para atingir um desenvolvimento verdadeiramente sustentável.
O “Tem bicho no meu nicho: jogos educativos sobre a interação com animais em movimento” está disponível de forma gratuita na página do Portal de Livros Abertos da USP pelo link: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/494.
Em caso de dúvidas, sugestões e comentários, os autores do e-book disponibilizaram um e-mail de contato: bichonomeunicho@gmail.com.
–
Colaboração: Bruna L. Ferreira sobre a autora
Anaís F. Silveira sobre a autora
Agradecimento dos autores a toda equipe do e-book “Tem bicho no meu nicho”: Laura S. Nery, Lilian C. Luchesi, Danilo Boscolo, Ana M. Nievas, Felipe P. da Rocha, Gabriel G. Perez, Juliana T. Takata, Anne C. de Freitas, Michele D. F. Medeiros, Marcelo T. Motokane e Patrícia A. Ferreira.
- Quer ser o próximo autor colaborador do Ilha do Conhecimento? Participe!
- Não perca mais nenhuma postagem: Acompanhe nosso projeto nas redes sociais!
(Editoração: Priscila Rothier, Beatriz Spinelli, Fernando Mecca e Eduardo Borges)