Image default

Como todos nós podemos ajudar a conservar a natureza?

#Pesquisa ao seu alcance (Artigos científicos em linguagem simplificada)

Sobre
Categoria: Artigo – Revista Eletrônica Frontiers for Young Minds
Título original: How Can We All Help Conserve Nature?
Ano de publicação: 2019
Link do artigo original: https://kids.frontiersin.org/articles/10.3389/frym.2019.00084

Resumo

Quando nós falamos sobre conservação da natureza, estamos falando realmente sobre tomar conta do nosso futuro, porque a natureza fornece recursos essenciais para nossa sobrevivência e prazer. Nós perguntamos para um grupo internacional de cientistas trabalhando em diferentes questões ambientais pelo mundo para identificar importantes ações práticas que nós todos podemos ter para conservar a natureza. Nós obtivemos perto de 100 respostas e agrupamos elas em três categorias principais: (1) Ações para reduzir nossa pegada ecológica; (2) Ações para conservar a natureza; e (3) Ações que ajudam a nos conectar com a natureza. Nós explicamos resumidamente ações que podem ser realizadas diariamente para reduzir nosso impacto na natureza, e fornecemos algumas dicas de leitura complementar.

 

PROTEGENDO A NATUREZA PARA GARANTIR NOSSO FUTURO 

Frequentemente esquecemos o quanto nós, seres humanos, dependemos da natureza. Até mesmo habitantes das cidades, vivendo em grandes prédios, precisam de ar para respirar, água para beber, e comida para comer, que são fornecidos pela natureza. É verdade que você pode comprar água de garrafa e refeições prontas em supermercados, mas elas não foram produzidas ali. Algumas frutas e vegetais, por exemplo, crescem apenas em países tropicais e atravessam o globo, em containers de navios refrigerados, para chegar maduros no seu supermercado local. Toda a água potável vem em última instância de uma fonte natural, visto que nós não temos a tecnologia para produzir grandes quantidades de água em laboratório [1]. O mesmo se aplica para o ar que respiramos, o qual é purificado e oxigenado pelas plantas [2]. Então, quando nós falamos sobre preservar a natureza, estamos também falando sobre preservas a nós mesmos.

Enquanto a natureza engloba o meio ambiente como um todo, o termo biodiversidade [3] é utilizado para se referir a todos os seres vivos existentes na terra. A biodiversidade é em última análise responsável pelos serviços que nós recebemos da natureza, os quais podem ser chamados de Serviços ecossistêmicos ou Contribuição da Natureza para as Pessoas [5]. Por exemplo, florestas contêm muitas espécies de abelhas que realizam a polinização das plantações próximas. Em locais onde as florestas naturais foram desmatadas, apicultores precisam artificialmente introduzir colmeias para garantir polinizadores suficientes para visitarem as flores da plantação propiciando a produção de frutos [6]. Outros organismos selvagens, como vespas e pássaros, atuam como controles de pestes para as produções agrícolas, reduzindo a população de pestes que danificam o cultivo, o que resulta em maior produtividade para os agricultores.

Você provavelmente está pensando que já sabia sobre isso, e que não há muito que você pode fazer para preservar o ar, a água, ou abelhas. Porém, mesmo que você viva em uma cidade grande, longe de florestas produtoras de oxigênio, nascentes naturais de água, ou plantações de alimentos, suas ações diárias podem ter um forte impacto nesses recursos naturais. Derramar uma única gota de óleo de cozinha enquanto está lavando pratos contamina um milhão de gotas de água. Viajar em um veículo movido a combustíveis fósseis contribui para a poluição do ar e a mudança do clima global [7]. Comprar determinados alimentos processados, como óleo de palmeira, pode contribuir para um grande desmatamento nos trópicos, uma vez que fazendeiros limpam florestas naturais para crescer esse tipo de plantação de interesse econômico. Todos esses impactos juntos formam o que é chamado de pegada ecológica [8] na natureza, o que é uma medida para quantificar nosso impacto do dia a dia na natureza.

Nós iremos agora compartilhar com você algumas ações práticas importantes que todos nós podemos fazer para ajudar a conservar a natureza, para preservar nosso próprio bem-estar, e para garantir que os recursos naturais estejam disponíveis para futuras gerações

 

QUE AÇÕES NÓS PODEMOS TOMAR PARA AJUDAR A CONSERVAR A NATUREZA?

Nós pedimos para um grupo internacional de cientistas, que trabalham em diferentes questões ambientais, para sugerir ideias sobre o que os jovens podem fazer para ajudar na conservação da natureza. Nós obtivemos quase 100 respostas e então organizamos todas as ideias agrupando-as em três categorias principais: (1) Ações para reduzir nossa pegada ecológica (Figura 1); (2) Ações para conservar a natureza (Figura 2); e (3) Ações para conectar com a natureza (Figura 3). Abaixo nós explicamos cada uma delas.

natureza
Figura 1 – Nuvem de palavras mostrando ações chave que podem ser tomadas para reduzir a pegada ecológica (Desperdício de comida, comer carne, lixo, aparelhos eletrônicos, reduzir, plástico, usar sacolas plásticas, energia doméstica, desperdício de água e comprar produtos novos).

 

Reduzir nossa pegada ecológica: Reduzir nossa pegada ecológica significa colocar menos demanda na natureza. Aqui estão algumas maneiras que você pode fazer isso:

– Recicle seus resíduos de lixo e participe ou ajude a organizar campanhas de reciclagem.

– Evite descartar lixo em locais impróprios e participe ou ajude na organização de limpezas.

– Utilize menos plástico, por exemplo, carregando garrafas de água reutilizáveis, dizendo não para canudos e talheres descartáveis, evitando brinquedos de plástico, e leve sua própria sacola de mercado.

– Troque brinquedos, filmes e livros em vez de comprar novos.

– Doe, recicle e conserte dispositivos eletrônicos.

– Use menos água enquanto escovar os dentes, tome banho ou lave a louça.

– Use menos eletricidade, desligando luzes e dispositivos eletrônicos que não estão em uso, além de pendurar roupas para secar naturalmente.

– Utilize transporte público, ofereça ou aceite caronas com amigos, ande de bicicleta e até mesmo ande, quando possível.

– Use menos papel ao imprimir apenas coisas necessárias, ou leia e-books.

– Utilize o ar condicionado apenas se for muito necessário e em potência baixa, e utilize preferencialmente ventiladores.

– Desligue o aquecedor e utilizar cobertores, meias e agasalhos para se manter aquecido em casa.

– Não desperdice comida e tente comprar alimentos produzidos localmente e da estação.

– Coma mais proteínas não derivadas de carne (como feijões), reduza consumo de carne diário, coma mais vegetais e comida orgânica quando possível.

– Compre produtos que não causam dano ao meio ambiente e que tenham certificação ambiental.

– Recuse comprar o que você não precisa, pois todo produto que você não compra diminui a demanda por ele. Por exemplo, se todo mundo parasse de comprar sacolas plásticas, supermercados parariam de utilizá-las ou vendê-las.

Figura 2 – Nuvem de palavras mostrando ações chave que podem ser tomadas para conservar a natureza (Parques, aves, répteis, natureza, resgate de animais, plantas, flores selvagens, vida selvagem, água dos rios, conservar, construir hotéis de vida selvagem, árvores, ser eco-friendly, polinizadores e compostagem).

Conservar a natureza: Conservar a natureza significa proteger, preservar e restaurar a biodiversidade. Aqui estão algumas maneiras que você pode fazer isso:

– Tente prevenir que seus animais de estimação matem ou machuquem outros animais (como passarinhos).

– Não toque ou leve para casa animais selvagens ou plantas.

– Plante flores nativas, árvores frutíferas, e plantas que atraem polinizadores para o seu jardim.

– Faça compostagem para melhorar a qualidade do solo e ajudar insetos.

– Construa e coloque casinhas para morcegos, pássaros, ou abelhas no seu jardim, escola, e locais com área verde.

– Não compre ou mantenha animais selvagens em casa (como papagaios, passarinhos, felinos, répteis), para evitar sustentar tráfico ilegal de animais selvagens.

– Esteja atento para animais selvagens cruzando a estrada e respeite seus caminhos.

natureza
Figura 3 – Nuvem de palavras mostrando ações chave que podem ser tomadas para se conectar à natureza (se envolver, organizar clubes ecológicos, programas de conservação, conhecer a biodiversidade local, se conectar, aprender, viajar, natureza, visitar parques nacionais, ciência cidadã).

Conecte-se com a natureza: Conectar com a natureza significa tirar um tempo de lado para interagir com o ambiente natural. Aqui estão algumas formas de você fazer isso:

– Brinque em áreas externas e passe mais tempo na natureza.

– Organize viagens para explorar parques nacionais ou reservas naturais próximas de você.

– Participe de programas de conservação ou clubes de ecologia.

– Pratique ciência cidadã focada na natureza nas iniciativas disponíveis.

– Use livros ou aplicativos para identificar plantas e animais à sua volta.

– Jogue jogos que ensinam mais sobre a natureza.

– Use sites, blogs, ou redes sociais para ajudar a aumentar a percepção da importância de conservar a natureza e compartilhar todas essas ideias.

 

CONCLUSÃO

Compreender a importância da natureza e da biodiversidade para nosso próprio bem-estar pode nos ajudar a ajudar a natureza. Nesse artigo, nós fornecemos algumas ideias práticas que todos nós podemos tentar para reduzir nossa pegada ecológica, conservar a natureza, e conectar com a natureza. Nós encorajamos você a colocar essas ideias em prática e compartilhar essas ações com sua família e amigos..

 

CONFLITO DE INTERESSES

Os autores declaram que a pesquisa foi realizada na ausência de quaisquer relações comerciais ou financeiras que pudessem ser interpretadas como um potencial conflito de interesses.

 

Tradução:

Caio M.C.A. de Oliveira  sobre o tradutor           

Caio é co-fundador do projeto Ilha do Conhecimento. Curioso sobre o mundo, estudou biologia e fez mestrado em biologia comparada na Universidade de São Paulo (USP). Querendo sempre continuar estudando, passou a atuar nas áreas de educação e divulgação científicas em diferentes projetos. Atualmente Caio é professor de biologia e iniciação científica no ensino básico, e editor de conteúdo no Ilha do Conhecimento.

 

Fontes:

[1] Ernst, C., Gullick, R., and Nixon, K. 2004. Conserving forests to protect water. Opflow 30:1–7. doi: 10.1002/j.1551-8701.2004.tb01752.x

[2] Nowak, D. J., Hirabayashi, S., Bodine, A., and Greenfield, E. 2014. Tree and forest effects on air quality and human health in the United States. Environ. Pollut. 193:119–29. doi: 10.1016/j.envpol.2014.05.028

[3] Carrington, D. 2018. What is Biodiversity and Why Does it Matter to Us? Guard. Available online at: https://www.theguardian.com/news/2018/mar/12/what-is-biodiversity-and-why-does-it-matter-to-us

[4] Millennium Ecosystem Assessment 2005. Ecosystems and Human Well-being: Synthesis. Washington, DC: Island Press. Available online at: http://www.millenniumassessment.org/documents/document.356.aspx.pdf

[5] Daz, S., Pascual, U., Stenseke, M., Martn-López, B., Watson, R. T., Molnár, Z., et al. 2018. Assessing nature’s contributions to people. Science 359:270–2. doi: 10.1126/science.aap8826

[6] Potts, S. G., Imperatriz-Fonseca, V. L., and Thompson, H. M. (Eds.). 2016. The Assessment Report of the Intergovernmental Science-Policy Platform on Biodiversity and Ecosystem Services on Pollinators, Pollination and Food Production. Bonn: Secretariat of the Intergovernmental Science-Policy Platform on Biodiversity and Ecosystem Services. Available online at: https://www.ipbes.net/assessment-reports/pollinators

[7] Center for Climate and Energy Solutions. Climate Basics for Kids. Available online at: https://www.c2es.org/content/climate-basics-for-kids/ (accessed June, 2019).

[8] Global Footprint Network. Ecological Footprint. Available online at: https://www.footprintnetwork.org/our-work/ecological-footprint/ (accessed June, 2019).

(Editoração: Fernando Mecca)

Postagens populares

Crenças e atitudes sobre tubarões e as implicações para sua conservação

IDC

A importância da fermentação na civilização humana

IDC

Animais predadores: por que não eliminá-los da natureza?

IDC

Sherlock Vespa: seguindo pistas para encontrar alimento

IDC

Anfíbios como bioindicadores de poluição

IDC

O cérebro emocional

IDC