#Universidade de todos (Programas e serviços voltados à comunidade)
Totalmente virtual, a PolarOn pretende fomentar e disseminar o conhecimento sobre ambientes marinhos e polares e a sua importância para o planeta
Destaques: – A PolarOn pretende alcançar estudantes e professores da educação básica, utilizando recursos virtuais para extrapolar os limites do ambiente físico; – É oferecido um curso de formação (ambiente Moodle) para professores e estudantes olímpicos; – Lives são realizadas semanalmente com pesquisadores polares e de ambientes marinhos com conteúdo sobre o tema da Olimpíada; – A Olimpíada em si será composta por quatro provas, com nível crescente de dificuldade. |
O Ártico e a Antártica influenciam diretamente o clima do planeta Terra, garantindo o equilíbrio térmico. Há grande interesse científico do Brasil pela Antártica, pois ela influencia diretamente o território brasileiro, uma vez que as massas polares antárticas podem levar o frio e a umidade até a Amazônia. Além disso, o Brasil tem um território marinho gigantesco, conhecido como “Amazônia Azul”, muitas vezes desconhecido e ignorado pela população brasileira. Buscando instigar a reflexão dos estudantes sobre a importância global dos ambientes marinhos e polares, a PolarOn é uma Olimpíada Nacional do Conhecimento que oferece conteúdos diversos, interativos e dinâmicos para estudantes e professores da Educação Básica, com ênfase nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio.
Para participar da PolarOn, a escola precisa ter um professor responsável pela inscrição dos estudantes. As inscrições para 2020 estão abertas e se encerram dia 11 de outubro. Os estudantes olímpicos serão submetidos à quatro provas de testes de conhecimento de dificuldade crescente. Um curso de formação para estudantes e professores olímpicos também está disponível para todos os interessados, sendo que os conteúdos das provas são abordados no curso e também nas lives que ocorrem semanalmente.
Os participantes das lives podem solicitar o certificado sempre que as assistirem ao vivo, por meio do YouTube da Profª. Drª. Erli Schneider Costa, idealizadora e coordenadora da proposta. Todas as atividades da PolarOn serão realizadas de forma virtual devido a situação crítica provocada pela COVID-19. Os estudantes melhor classificados na Olimpíada irão receber medalhas em forma de pen-drives e certificações impressas, enviadas via correios. Todos os demais participantes receberão certificado de participação, obtido diretamente por meio do sistema em que irá ocorrer a PolarOn.
Os estudantes-destaque serão convidados a participar de uma Hackaton virtual sobre novas tecnologias, desenvolvimento de produtos e oportunidades em inovação. O regulamento, bem como o formulário de inscrição da PolarOn estão disponíveis no site oficial da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Website). O projeto é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão da UERGS e tem apoio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, por meio do Projeto Educar para Inovar, coordenado pela SICT e com apoio financeiro do CNPq.
–
Colaboração: Bruna Govoni sobre a autora
Erli Schneider Costa sobre a autora
- Quer ser o próximo autor colaborador do Ilha do Conhecimento? Participe!
- Não perca mais nenhuma postagem: Acompanhe nosso projeto nas redes sociais!
(Editoração: Fernando Mecca, Beatriz Spinelli e Caio Oliveira)