Unir ciência e cinema é a proposta do “Ciência com Pipoca”. O projeto, que está na terceira edição em Ribeirão Preto, convida o público e os palestrantes para esse desafio e prova que a ideia é um sucesso!
Sociedade da Informação: você conduz ou é conduzido? Imagem: Hugo Caldato
O Cinema é uma grande janela em que podemos enxergar de perto o mundo, seja ele real ou fantástico. Os filmes estão entre os meios mais divertidos para entendermos a nossa sociedade ou até outras formas de vida. E tudo isso é Ciência, pois tudo isso é conhecimento.
O objetivo do evento é utilizar trechos de filmes, séries e documentários para costurar as ideias e ligar os conceitos abordados nas apresentações. O enredo é dinâmico e cativante, e os narradores são professores e pesquisadores universitários. As apresentações, com uma hora de duração e 30 minutos de debate, são pensadas em um formato de storytelling, se distanciando do padrão de assistir a um filme ou documentário sobre um tema específico e só ao final discutir o assunto principal.
Entre vilões e heróis: como o cinema retrata o cientista? Imagem: Eduardo Vidal
Os locais definidos devem contar com uma estrutura que permita a exibição audiovisual. No primeiro ano o evento foi realizado em um cinema da cidade e nas duas outras edições uma parceria com o SENAC foi firmada para utilizar o anfiteatro da instituição. A ideia de realizar nestes espaços é promover um contato mais direto com o público e ultrapassar os muros da universidade.
No Ciência com Pipoca o palestrante/pesquisador é provocado a transpor o conhecimento científico para uma linguagem acessível a plateia, sem realizar simplificações grosseiras, perda de qualidade do conteúdo e infantilização. Seguindo essa proposta vários temas foram abordados, como: neurociência, robótica, radiação, sociedade da informação, genética, novas tecnologias e mídias sociais, consciência, comportamento humano; evolução biológica e etc.
Genomas fantásticos e onde habitam: os limites da manipulação do DNA. Imagem: Eduardo Vidal
Ao longo destas edições ficou evidente a receptividade da sociedade e a busca pela ampliação do contato com temas científicos de maneira interessante e menos engessada. A iniciativa é gratuita, anual e busca atingir um público amplo (adolescentes, jovens e adultos) integrando e promovendo a oportunidade de conversar sobre assuntos que estão presentes no dia a dia, na mídia, internet, novelas, filmes, mas que são abordados de maneira rasa e muitas vezes com conceitos errados.
O evento foi criado em 2016 pelo Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo Ribeirão Preto (IEA-RP), Centro de Terapia Celular (CTC-USP) e Centro de Pesquisas em Doenças Inflamatórias (CRID-USP). Em 2017, ele também foi realizado na cidade de São Carlos, em parceria com o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP).
A experiência positiva da iniciativa deu origem a outro projeto, o “Cine-Literatura”, realizado durante a programação da 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. As apresentações seguiram a mesma estrutura, porém os temas foram baseados em filmes adaptados ou inspirados em livros.
Curta a nossa página no Facebook!
Universidade de todos: Eduardo Loria Vidal
(Editoração: Paula Verzola, Robson Amaral, André Pessoni e Caio Oliveira)