#Farol de Notícias (Atualidades científicas que foram destaque na semana)
Fósforo foi descoberto congelado em lua de saturno
Os cientistas hipotetizaram que a vida na Terra surgiu quando diferentes átomos de Carbono, Hidrogênio, Oxigênio, Nitrogênio e Enxofre reagiram nos oceanos primitivos e se uniram, formando moléculas complexas e o primeiro coacervado (que é um sistema fechado que remete a um tipo de célula primitiva, essencial para o desenvolvimento da vida).
A partir do coacervado, a vida evoluiu e outras moléculas essenciais à vida foram surgindo, dentre elas está o DNA e o RNA, ácidos nucléicos que carregam as informações genéticas dos organismos vivos. Esses ácidos nucleicos são compostos por monômeros de nucleotídeos, conectados por meio de uma ligação química de um grupo fosfato, que contém fósforo. Sendo assim, o fósforo é essencial para a vida. Diante disso, a descoberta de fósforo na lua de Saturno, chamada Encélado, aumenta as chances de haver vida fora da Terra. Os achados foram publicados em 14 de junho de 2023 na revista Nature.
Saturno é um planeta do nosso sistema solar que possui 145 luas em sua órbita.
Os cientistas já tinham encontrado outros elementos importantes para o surgimento de vida na lua Encélado, como: carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e enxofre. Agora a nave Cassini da NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço), que coletou o material e estudou as luas de Saturno entre os anos de 2004 e 2017 mostram a presença de fosfatos de sódio.
Os resultados observacionais, juntamente com experimentos de laboratório análogos aqueles feitos pela Cassini, sugerem que o fósforo está prontamente disponível no oceano de Encélado, em concentrações pelo menos 100 vezes maiores do que nas águas dos oceanos da Terra.
Como perspectivas, um dos co-autores do estudo comenta que o próximo passo é claro: voltar a Saturno para ver se existe vida nas profundezas do seu oceano. Mas isso ainda vai demorar, visto que mesmo se uma missão partisse hoje da Terra, só chegaria a Saturno por volta de 2040 ou 2050.
Colaboração: Iasmin Cartaxo Taveira sobre a autora
Iasmin Taveira queria ser cientista desde criança e acredita que tornar o conhecimento acessível é o melhor jeito de promover desenvolvimento social. É Biotecnologista pela UFPB, mestre e doutoranda em bioquímica na FMRP/USP.
Fontes:
Artigo científico intitulado “Detection of phosphates originating from Enceladus’s ocean”, publicado na revista Nature em 2023, de autoria de Postberg e colaboradores. https://www.nature.com/articles/s41586-023-05987-9
Matéria no site G1, intitulada “Cientistas encontram fósforo em lua de Saturno: saiba por que descoberta aumenta chances de existir vida fora da Terra”, publicada em 15/06/2023. https://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2023/06/15/cientistas-encontram-fosforo-em-lua-de-saturno-saiba-por-que-descoberta-aumenta-chances-de-existir-vida-fora-da-terra.ghtml
Matéria no site Instituto Oceanográfico da USP, intitulada “Origem da Vida na Terra”, acesso em 21/06/2023. https://www.io.usp.br/index.php/ocean-coast-res/29-portugues/publicacoes/series-divulgacao/vida-e-biodiversidade/807-origem-da-vida-na-terra.html