Image default

Volume de água extraído do subterrâneo altera inclinação da Terra

#Farol de Notícias (Atualidades científicas que foram destaque na semana)

Estudo mostra que a posição dos Polos Sul e Norte foram alteradas e isso aconteceu devido ao consumo de água subterrânea

A questão da gestão dos recursos hídricos da Terra é um problema relacionado à sua disponibilidade e qualidade. Conflitos devido ao crescimento da população, à urbanização, às mudanças climáticas e à má gestão dos recursos hídricos têm impactado a quantidade e a qualidade da água disponível. Sendo assim, estudos que avaliam o impacto do consumo de água no planeta são essenciais.

Diante desta perspectiva, um estudo publicado em junho de 2023 na Geophysical Research Letters mostrou que tanta água já foi extraída de lençóis freáticos no subterrâneo da Terra que a inclinação do planeta foi alterada, decorrente de um esgotamento significativo das águas subterrâneas durante o século 20.

água terra
(a) Alteração total do armazenamento de água subterrânea em terra (b) e a variação associada do nível do mar entre 1993–2010. As unidades são mm de água. Fonte: Seo et al, 2023

A quantidade de água no subterrâneo afeta a distribuição de massa no planeta. Sendo assim, está intrinsecamente ligado à sua rotação. Quando há um deslocamento da massa em direção ao seu centro, ocorre uma aproximação, enquanto que, ao movê-la para a periferia, ocorre uma desaceleração para manter o momento angular (grandeza física que mede a quantidade de movimento dos corpos em rotação). Da mesma forma, se a massa é deslocada em uma única direção, ocorre uma alteração na inclinação para compensar esse deslocamento. 

Por exemplo, se um indivíduo embarca em uma viagem de um lugar de clima temperado para um destino tropical, ocorre uma pequena mudança na rotação terrestre, que é restabelecida ao retornar e imperceptível. Porém, o movimento de trilhões de toneladas de água é relevante.

Estudos atribuíam o deslocamento dos pólos da Terra ao aumento do nível do mar, ou seja, onde a água se deslocava devido ao derretimento das geleiras, por exemplo. A água utilizada para fins agrícolas ou industriais é  retirada de reservas subterrâneas, e grande parte dela acaba evaporando ou fluindo para os rios. Eventualmente acaba desaguando nos oceanos. Isso aumenta consideravelmente o nível do mar, deslocando com maior relevância a massa do planeta. 

água terra
(a) Contribuintes individuais para a tendência de excitação do movimento polar. (b) Soma dos contribuintes da tendência de excitação de movimento polar com (azul sólido) e sem (azul tracejado) esgotamento das águas subterrâneas. A seta vermelha é a excitação de movimento polar observada. Fonte: Seo et al, 2023

Sendo assim, estimativas com base em um modelo climático mostram que no período de 1993–2010 houve um esgotamento total das águas subterrâneas de 2.150 Gton, equivalente ao aumento global do nível do mar de 6,24 mm. Portanto, o acúmulo de água adicional nos oceanos causa um deslocamento do polo, mas a magnitude desse deslocamento varia dependendo da origem da água.

Partindo destas evidências, os autores mostraram que a estimativa do modelo de redistribuição de água dos aquíferos para os oceanos resultaria em um desvio do polo rotacional da Terra, cerca de 78,48 cm em direção a 64,16° a leste. Em combinação com outras fontes bem conhecidas de redistribuição de água, como o derretimento das camadas de gelo polar e das geleiras das montanhas.

Dentre as implicações da alteração da inclinação da Terra, um deslocamento considerável do polo, é possível que acabemos por alterar as estações do ano. Outro problema mais imediato é a alteração do fluxo das águas subterrâneas ocasionando um aumento do nível do mar, causando alagamentos em áreas baixas. Além disso, isso também pode levar a intrusão de água do mar nas águas subterrâneas, especialmente em ilhas, causando sua salinização e impossibilitando o seu consumo.

 

Colaboração: Iasmin Cartaxo Taveira sobre a autora

Iasmin Taveira queria ser cientista desde criança e acredita que tornar o conhecimento acessível é o melhor jeito de promover desenvolvimento social. É Biotecnologista pela UFPB, mestre e doutoranda em bioquímica na FMRP/USP.

 

Fontes:

Artigo científico intitulado “Drift of Earth’s Pole Confirms Groundwater Depletion as a Significant Contributor to Global Sea Level Rise 1993–2010”, publicado na revista Geophysical Research Letters em 2023, de autoria de Seo e colaboradores. https://agupubs.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1029/2023GL103509

Matéria no site SoCientifica, intitulada “Tanta água subterrânea foi extraída pelo ser humano que a Terra inclinou-se”, publicada em 22/06/2023. https://socientifica.com.br/tanta-agua-subterranea-foi-extraida-pelo-ser-humano-que-a-terra-inclinou-se/

 

Postagens populares

Nova organela descoberta em algas permite a fixação de nitrogênio

IDC

Como o cérebro regula as emoções?

IDC

As galinhas também têm sentimentos!

IDC

Cientistas descobrem a origem do medo no cérebro

IDC

Vaca modificada geneticamente produz insulina no leite

IDC

Cientistas conseguem formar óvulo a partir de célula da pele

IDC