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Formação e Profissão Docente

#Ciência et al. (Especiais temáticos repletos de informações científicas)

Exigências e desafios da formação e profissão docente no Brasil.

DESTAQUES:
– A carreira docente no Brasil é marcada por inúmeros desafios e problemas relacionados à desvalorização da profissão;
– Ressalta-se a importância de uma apropriada formação dos docentes para que estes conduzam da melhor forma possível o exercício de sua profissão;
– Nos vários contextos pedagógicos, é fundamental que professores reconheçam as habilidades e particularidades de seus alunos.

É sabido que a carreira docente no Brasil é marcada por inúmeros desafios e problemas relacionados à desvalorização da profissão, perpassada por questões salariais e de legislações. Somado a isso, lidamos com a falta de reconhecimento, baixa remuneração e condições de trabalho desfavoráveis, os quais podem desestabilizar futuros interesses e compromissos profissionais.

Assim, para muitos, conhecer o que é ser e atuar como professor torna-se um desafio, notadamente quando este está exposto a condições desfavoráveis ao desempenho e atribuições de suas funções. Mas, afinal o que se pode dizer sobre o ser professor? Como ocorre esse processo?

Nesse sentido, o capítulo intitulado “Formação e profissão docente: exigências e desafios [do ensino básico ao superior] na contemporaneidade”, publicado em janeiro deste ano por duas doutorandas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, uma docente da Universidade de Uberaba – UNIUBE e um professor da educação básica, da Secretaria de Estado de Educação – MG, apresentam uma pesquisa teórica, com o objetivo de abordar a formação, o desenvolvimento profissional docente e suas relações com o processo de ensino-aprendizagem nos diferentes níveis da educação brasileira. Além disso, trazem uma discussão sobre a docência na contemporaneidade, bem como os variados desafios enfrentados; as metodologias de ensino-aprendizagem; e, por fim, a docência nos cursos da área da saúde.

docente
Figura 1. Capa do capítulo Formação e profissão docente: exigências e desafios [do ensino básico ao superior] na contemporaneidade.

Pois bem, considerando os diferentes cenários e níveis da educação brasileira, um dos pontos mais importantes é que o professor conheça as necessidades do aluno e assim planeje as atividades de ensino-aprendizagem que sejam relevantes para suprir estas demandas. Desse modo, o aluno também deve estar ativamente envolvido na aprendizagem, na qual o professor atuará como facilitador deste processo. Desse modo, ressalta-se a importância de uma apropriada formação docente para que este conduza da melhor forma possível o exercício de sua profissão.

Além disso, o longo período de formação docente é permeado por inúmeros aspectos relacionados não só ao bem-estar e à realização profissional, como também às incertezas e desafios da profissão. Durante o processo de formação, muitas expectativas são criadas, merecendo destaque a aflição de se colocar em prática sempre o que foi apreendido ao longo do tempo. Ademais, importa que o docente reconheça suas possibilidades e limitações em relação aos fundamentos, significados e responsabilidades do exercício profissional para o qual se formou, e que dele pode-se esperar em termos de profissionalidade técnica e científica. A atuação docente deve ser fundamentada em conhecimentos e técnicas sobre as dimensões e a dinâmica do processo ensino-aprendizagem, que envolve a interação professor-aluno e abrange todos os aspectos que englobam suas condições de vida, sua relação com o ambiente escolar/acadêmico, percepção, compreensão e apropriação do conhecimento sistematizado e/ou a ser construído.

Sem dúvida, toda proposta metodológica traz consigo concepções, valores, crenças em relação aos processos de ensinar e aprender, as quais provam que não há ação pedagógica neutra. Ela sempre será conduzida por uma orientação ideológica prévia e que pode afetar os sujeitos nas mais diversas esferas da aquisição de conhecimentos. O saber docente se faz nesse processo e está atrelado a capacidade do aluno desenvolver, durante a sua formação, as habilidades necessárias para ingressar no mercado de trabalho e no caso de escolher a docência como sua profissão, ele possa compartilhar com segurança tudo que aprendera ao longo de sua carreira acadêmica.

Em síntese, a todo momento, nos vários contextos pedagógicos, é fundamental que o professor reconheça as habilidades e particularidades de seus alunos, bem como as diversas possibilidades de implementação de novas abordagens que facilitem a compreensão de variadas temáticas e metodologias de ensino em seus diferentes formatos, modalidades e níveis

 

Colaboração:

Loren Queli Pereira sobre a autora

Loren é biomédica, mestra em Ciências pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, em Uberaba-MG e atualmente cursa doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Medicina Tropical e Infectologia também pela UFTM, onde trabalha na linha de pesquisa “segurança transfusional”. Loren é cientista, engajada com pesquisa e produção de conteúdo para divulgação científica.

 

Fontes e referências bibliográficas:

PEREIRA, LQ et al. Formação e profissão docente: exigências e desafios do ensino básico ao superior na contemporaneidade. In: SANTOS, MP; LEAL, IAF. Formação de professores e profissão docente no Brasil. Campina Grande: Amplla Editora, 2022. p.455- 71.

(Editoração: Fernando Mecca e Loren Pereira)

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