Image default

As galinhas também têm sentimentos!

#Farol de Notícias (Atualidades científicas que foram destaque na semana)

Estudo mostra diferença nos sons que as galinhas emitem de acordo com o que sentem

Um estudo identificou que galinhas demonstram seus sentimentos emitindo sons diferentes quando estão satisfeitas ou não, por exemplo. O objetivo prático do estudo é ajudar os criadores de galinha a monitorar o humor delas de forma mais eficiente por meio de inteligência artificial, permitindo até desenvolver metodologias de melhoramento dos métodos de avaliação do bem-estar na indústria  de produção de frango. O estudo foi liderado por pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália, e foi publicado na revista Royal Society em janeiro de 2024.

Para desenvolver o estudo, 194 pessoas ouviram o canto de oito galinhas que esperavam uma recompensa, como quando iam receber comida,  e oito chamados em contextos não recompensados, quando a comida acabava, e indicaram se a galinha vocalizadora estava experimentando prazer/desprazer e excitação alta/baixa, usando escalas visuais.

Quando as galinhas sabiam que havia comida atrás da porta, elas produziam uma enxurrada de cacarejos rápidos ou cacarejos agudos em staccato, conhecidos como chamados de comida (ouça o áudio no link https://youtu.be/MfwBCyG4lrQ), mas quando não havia nada para se animar, elas respondiam com gemidos e gemidos longos e vacilantes, conhecidos como Gakel (ouça o áudio no link https://youtu.be/72C_7lQg7Is).

Como resultado, foi observado que 69% sabiam a diferença entre as aves que estavam felizes com uma guloseima iminente e aquelas que estavam irritadas porque tal recompensa não estava disponível. Joerg Henning, professor de epidemiologia veterinária da Universidade de Queensland e autor sênior do estudo, disse: “As pessoas envolvidas na criação de galinhas podem identificar o estado emocional das aves que cuidam”.

galinhas sentimentos
Galinhas emitem sons felizes ao verem que serão alimentadas e tristes quando não há comida. Fonte: Wikimedia

Além da importância econômica, o estudo também comprova algo postulado por Darwin (naturalista conhecido por comprovar a existência do mecanismo de evolução das espécies): todos os animais expressam emoções vocalmente. Isso levantou a possibilidade de que muitas criaturas não apenas compartilhassem o talento para chamados carregados de emoção, mas também pudessem responder às emoções nos chamados de outras espécies. Sendo assim, este estudo também mostra que humanos conseguem entender o significado da vocalização de uma espécie como as galinhas. Os resultados levaram os cientistas a suspeitar que os vertebrados terrestres partilham um sistema de sinalização vocal emocional, em linha com o pensamento de Darwin.

Por fim, os autores discutem que as galinhas domésticas também possuem um repertório vocal amplo e variado, com até 25 cantos discretos documentados em vários estudos. A identificação correta pode ser útil para os criadores de galinhas determinarem o bem-estar dos seus animais. A hipótese é que a capacidade dos humanos de identificar corretamente o contexto das chamadas, especialmente os contextos positivos, seria modificada pela experiência com galinhas, com aqueles que têm mais experiência com galinhas fazendo identificações mais corretas.

 

Colaboração: Iasmin Cartaxo Taveira sobre a autora

Iasmin Taveira queria ser cientista desde criança e acredita que tornar o conhecimento acessível é o melhor jeito de promover desenvolvimento social. É Biotecnologista pela UFPB, mestre e doutoranda em bioquímica na FMRP/USP.

 

Referências:

Artigo científico intitulado “Humans can identify reward-related call types of chickens”, publicado na revista Royal Society em 2024, de autoria de McGrathe colaboradores. https://royalsocietypublishing.org/doi/10.1098/rsos.231284#d16975248e1

Matéria no site G1, intitulada “Estudo identifica o som que galinhas fazem quando estão tristes ou felizes”, publicada em29/03/2024.  https://g1.globo.com/ciencia/noticia/2024/03/29/estudo-identifica-o-som-que-galinhas-fazem-quando-estao-tristes-ou-felizes.ghtml

Matéria no site The Guardian, intitulada “Humans can tell by chickens’ calls if they are happy or frustrated, research finds”, publicada em 03/01/2024. https://www.theguardian.com/science/2024/jan/03/humans-can-tell-by-chickens-calls-if-they-are-happy-or-frustrated-research-finds

Postagens populares

Pesquisa mostra que tímpano foi fundamental para répteis sobreviverem e se proliferarem ao longo da história evolutiva

IDC

Vírus no sangue de catadores de materiais recicláveis

IDC

Prêmio Nobel 2024

IDC

Estudos apontam que boas práticas utilizadas na agricultura que podem reduzir emissões de carbono no campo

IDC

Pesquisa mostra as alterações cerebrais que acontecem durante a maternidade

IDC

A pior extinção em massa do mundo teve início com Mega El Niño

IDC