Image default

Pandemia reforça papel da divulgação científica para o conhecimento chegar à sociedade

#Universidade de todos (Programas e serviços voltados à comunidade)

Agência Escola da UFPR lança hotsite voltado a divulgação científica

Destaques:
O hotsite reúne as produções de divulgação científica da Agência Escola, com linguagem acessível e de fácil compreensão, no formato de notícias, podcasts, boletins radiofônicos e vídeos;
– Além do papel de comunicar sobre ciência, a Agência Escola da UFPR tem a missão de atuar na formação de estudantes.

Duplo-cego. Esse termo tornou-se mais comum na pandemia de COVID-19. O método é usado em testes de vacina para que não haja influência na análise – nem cientistas e nem voluntários sabem quem tomou a vacina. Mas saberíamos o que significa duplo-cego sem o jornalismo e a divulgação científica? Traduzir termos técnicos e o conhecimento científico para uma linguagem acessível para a sociedade e divulgar a ciência é a missão da Agência Escola de Comunicação Pública da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Assim, um hotsite que reúne as produções de divulgação científica foi lançado em setembro e pode ser conferido em agenciacomunicacao.ufpr.br.

Desde o surgimento, há dois anos, a Agência Escola (AE) tem trabalhado para fazer a ciência produzida na UFPR chegar a um público mais amplo, de forma descomplicada e descontraída. As análises, métodos e resultados de pesquisas se transformam em notícias, podcasts, boletins radiofônicos e materiais audiovisuais para mostrar o impacto dos estudos na vida das pessoas e no desenvolvimento do país.

Agência escola da UFPR e seu hotsite de comunicação pública da ciência
Hotsite reúne produções de divulgação científica sobre estudos de pesquisadores da UFPR de diferentes áreas do conhecimento. Imagem: Agência Escola UFPR

Regiane Ribeiro é professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFPR e coordenadora da Agência Escola. Ela explica que a função da divulgação científica é comunicar ciência para o grande público, ou seja, democratizar o acesso ao conhecimento científico, adaptando o discurso e abrindo diferentes canais de comunicação com a sociedade, com linguagem acessível e de fácil compreensão.

“A AE é mais uma alternativa para que o conhecimento científico da UFPR cumpra o potencial que tem de impactar a sociedade. O objetivo final das produções é inspirar a sociedade com o que a gente faz dentro da UFPR”, diz Regiane, que também é diretora do Setor de Artes, Comunicação e Design (Sacod) da Universidade.


Campanha

Além do hotsite, a AE lançou em agosto um canal no YouTubeque reúne programas e vídeos de divulgação científica de diferentes áreas do conhecimento. Uma campanha também entrou nesse mês no qual a Agência Escola completou dois anos de existência. A responsável pelo planejamento da campanha foi Letícia Herrmann, professora da AE e do curso de Comunicação Institucional da UFPR. A ideia foi associar os produtos de divulgação científica à marca da Agência Escola para que a sociedade saiba como pode ter acesso à ciência e os pesquisadores conheçam os formatos e os canais para divulgar seus estudos.

Youtube da Agência escola UFPR comunicação pública da ciência
Canal do YouTube da Agência Escola UFPR foi lançado em agosto, com programas e vídeos de divulgação científica


“Os professores de todas as diversas modalidades participaram da construção desse planejamento, cada um contribuindo com o seu olhar e a sua área de atuação. A equipe de Publicidade e Propaganda encabeçou o planejamento da comunicação publicitária e fez revisão de diretrizes organizacionais e posicionamento de marca, para fazer uma reflexão sobre o status da Agência. É uma forma de também levar essa comunicação para a população”, explica Letícia.


Formação


Outro papel da Agência Escola é a preocupação com a formação de estudantes, que se soma aos eixos de experimentação e de inovação tecnológica. A equipe da AE tem a atuação conjunta de professores, estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais das áreas de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Design Gráfico, Comunicação Institucional, Gestão da Informação, Artes e Música.

Estudante do terceiro ano do curso de Publicidade e Propaganda na UFPR, Ivo Gomez trabalhou ativamente na nova campanha da Agência Escola na área de planejamento junto à professora Letícia. “É uma experiência que vou levar para vida toda. Vou saber pegar qualquer desafio e conseguir desenvolver. Como o objetivo dessa campanha é sair da bolha e atingir pessoas de fora da UFPR, é mais desafiador ainda. Estamos tentando encontrar esses formatos para atingir essas pessoas e isso também é uma experiência fantástica”, conta Ivo.

A Agência Escola de Comunicação Pública da UFPR é um projeto de desenvolvimento científico-tecnológico do Setor de Artes, Comunicação e Design (Sacod) a partir de um convênio com a Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar). Os parceiros do projeto são a Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom), Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa) da UFPR e rádio UniFM.

Para conhecer mais sobre o trabalho da Agência Escola UFPR e ter acesso a conteúdos de divulgação científica, acompanhe o site e as redes sociais Facebook, Instagram e YouTube.

Colaboração: Bruno Caron Ferreira sobre o autor

(Editoração: Priscila Rothier, Fernando Mecca, Beatriz Spinelli e Caio Oliveira)

Postagens populares

Inscrições abertas para o Programa de Pós-Graduação em Bioquímica da FMRP

IDC

XXIII Curso de Inverno em Bioquímica e Biologia Molecular

IDC

I Congresso Nacional Online de Saúde Escolar (I CoNaSE)

IDC

Programa de Pós-Graduação em Bioquímica da FMRP/USP abre inscrições

IDC

Projeto BRISA – Núcleo de Estudos da Saúde da Criança e do Adolescente (NESCA) da USP

IDC

I Congresso Nacional On-line Multidisciplinar da Saúde da Mulher (CONASM)

IDC