Image default

Ilha do Conhecimento: plataforma colaborativa de popularização da Ciência

#Especiais (Especiais temáticos repletos de informações científicas)

Em maio é aniversário da Ilha do Conhecimento, conheça mais sobre o projeto que está completando 3 anos!

Destaques:
– A Ilha do Conhecimento é um projeto voltado à popularização da ciência de maneira colaborativa;
– Em 3 anos, foram publicados mais de 300 conteúdos originais, com a colaboração de mais de 130 pesquisadores de todo o Brasil;
– O projeto marcou presença em mais de 20 eventos, incluindo a organização de um evento próprio, o Divulga Ciência;
– A IDC também estabeleceu diversas parcerias com outras instituições e projetos que compartilham a missão de divulgar ciência e valorizar o saber científico.

A Ilha do Conhecimento é um projeto que nasceu de uma ideia concebida no final de 2017 por três pós-graduandos da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto. Após alguns meses de amadurecimento, uma equipe de dez pessoas, formada a convite dos fundadores, auxiliou no desenvolvimento e no lançamento oficial do projeto em maio de 2018. Desde então, a IDC vem publicando conteúdos originais relacionados à Ciência semanalmente em vários formatos e em diferentes plataformas nas quais acumula um bom número de visitantes e seguidores. Mas vocês, leitores que nos acompanham, realmente conhecem o projeto? Sabem quem são os autores dos nossos conteúdos? Conhecem as iniciativas que fazemos para além das redes sociais? Em comemoração aos nossos 3 anos, resolvemos compartilhar com nosso público a nossa história, objetivos, ações e conquistas até o momento!

O nome “Ilha do Conhecimento” faz alusão à analogia de que o conhecimento científico pode ser representado como uma ilha, rodeado pelo vasto oceano do desconhecido. Nessa analogia, a cada nova pesquisa e descoberta científica, a ilha do conhecimento da humanidade se expande. Porém, isso faz com que o perímetro da ilha também aumente, nos fazendo perceber que cada vez existem mais perguntas a serem feitas. Expandindo essa analogia, consideramos que quando o conhecimento científico é compartilhado de maneira pública e acessível, as ilhas individuais de conhecimento crescem e se aproximam, aumentando o acesso geral ao conhecimento pela sociedade. Foi com esse pensamento e com a convicção de que o acesso à ciência e ao seu processo de construção são meios de trazer conscientização e transformação para indivíduos e para a sociedade que a Ilha do Conhecimento, ou IDC, foi criada. Com o slogan “o Universo é o que sabemos dele”, o projeto acredita que quanto mais conhecermos sobre o nosso mundo, melhor vamos compreendê-lo, interpretá-lo e identificar suas necessidades, nos tornando mais capacitados para atuar no que gostaríamos de transformar.

Nossa descrição oficial diz que “A Ilha do Conhecimento é um projeto voltado à popularização da ciência de maneira colaborativa entre pesquisadores”, mas o que, exatamente, isso quer dizer? Para explicar, vamos compartilhar nossos objetivos principais: O primeiro deles é oferecer fontes de conhecimento científico e do seu processo de construção para todos os públicos interessados em ciência. Além disso, temos como objetivo estabelecer uma plataforma colaborativa aberta de comunicação pública da ciência para pesquisadores e especialistas. Para alcançá-los, nós realizamos diferentes ações, tais como disponibilizar material original de divulgação científica online, após um processo editorial próprio, através do nosso website e outras mídias digitais, realizar ou participar de eventos públicos voltados à divulgação da ciência, e estabelecer parcerias com outros projetos e cientistas que compartilham nossa missão. Para ficar ainda mais claro, que tal dar uma olhada para cada uma dessas ações e o que alcançamos até agora?

Conteúdo e processo editorial

Toda nossa organização em relação ao tipo de conteúdo que publicamos e como editamos esse material é baseada em um ponto crucial: ser uma plataforma colaborativa onde pesquisadores podem divulgar materiais sobre o trabalho que realizam ou falar sobre tópicos da ciência que lhes interessam após um processo editorial simples que fazemos para garantir que o conteúdo esteja adequado para um público amplo. Isso quer dizer que grande parte do material publicado pela IDC não é escrito pela equipe do projeto, e sim por cientistas colaboradores. Eles são alunos da graduação ou pós-graduação, pesquisadores e professores das mais diversas áreas que nos procuram para ajudá-los a compartilhar o seu conhecimento na forma de um texto ou vídeo.

Dessa forma, o material que recebemos é dividido em seções que atendem a diferentes públicos e objetivos, além de proporcionar uma experiência que se adequa ao perfil e interesses de nossos autores-colaboradores, são elas:

Ciência et al., que traz informação de forma simples e atualizada, em formato livre (textos, vídeos, imagens, entre outros) sobre assuntos de interesse popular, conceitos do ensino de ciências, ou ainda pesquisas sendo desenvolvidas ou recém-publicadas;

Explore outras ilhas, onde são divulgadas outras fontes de conhecimento ou canais de ensino de ciência ou divulgação científica, incluindo livros, jogos, blogs, canais no Youtube, entre outros;

Pesquisa ao seu alcance, que traz artigos científicos traduzidos e adaptados para uma linguagem simplificada mas mantendo a estrutura básica dos textos como encontrada nas revistas científicas;

Mapa da ciência, onde são publicados vídeos apresentando o local de trabalho do pesquisador-colaborador e seu cotidiano, como foco, por exemplo, na sua linha de pesquisa ou no funcionamento dos equipamentos que utiliza;

Ainda temos uma seção onde compartilhamos serviços e eventos gratuitos promovidos pelas universidades brasileiras e abertos ao público (Universidade de todos), e uma seção semanal onde comentamos notícias recentes da ciência (Farol de Notícias), além de materiais que são publicados como parte de projetos especiais.

Todo material recebido passa por revisões que buscam conferir a integridade científica do mesmo e adequar sua linguagem, muitas vezes exacerbadamente técnica e acadêmica, para uma forma mais acessível para um público amplo antes de ser publicado em nosso site. Além disso, uma versão gráfica e resumida do material é produzida por nossa equipe para ser compartilhada nas redes sociais. Ao todo, já publicamos mais de 300 conteúdos originais em nosso site com a colaboração de mais de 130 pesquisadores de todo o Brasil. Como resultado, recebemos aproximadamente 9.300 visitantes e 12.800 visualizações mensais em nosso site*, que acumula mais de 140 mil visualizações. Registramos acessos de todos os estados brasileiros e de países em todos os continentes, além de termos crescimento constante nas redes sociais.

Eventos

Nosso trabalho não é feito só no meio online através dos nossos conteúdos. Para divulgar o projeto, falar sobre a importância da divulgação científica e da ciência de modo geral, e estabelecer um contato direto com o público, nós também participamos frequentemente de eventos e palestras. Nesses 3 anos já foram mais de 20 participações; dentre elas, destacamos as colaborações com o Bio na Rua – Ribeirão Preto, a apresentação e colaboração com o Pint of Science – Ribeirão Preto, e a participação no V Encontro Regional de Ensino de Biologia – Regional 4/VII Simpósio de Ciências Biológicas (Catalão-GO), que resultou na escrita de um capítulo sobre o projeto em um livro que compilou as experiências apresentadas no evento. Em 2020, organizamos nosso próprio evento, o Divulga Ciência, no qual cientistas renomados discutiram sobre diferentes aspectos da divulgação científica no país. O evento foi realizado online e as palestras podem ser conferidas na íntegra em uma playlist no canal do Youtube da IDC. E fiquem ligados, pois a segunda edição vai ocorrer ainda no primeiro semestre de 2021!

Material de divulgação do primeiro Divulga Ciência, realizado em outubro de 2020.

Parcerias

Grande parte dessas conquistas, tanto em número de colaboradores como convites para eventos, foram possíveis graças a diversas parcerias com instituições e projetos que acreditam e compartilham nossa missão. Atualmente, a IDC tem parcerias firmadas com o Centro de Terapia Celular (CEPID/FAPESP) e Instituto de Estudos Avançados da USP (polo de Ribeirão Preto), através da qual colabora com o projeto “União Pró-Vacina”; com o Labjor e Blogs de Ciências da Unicamp, Cátedra UNESCO para Sustentabilidade do Oceano e Liga das Mulheres pelo Oceano, através da qual colabora com o projeto Década do Oceano; com as Editoras Blucher e Todavia, que nos fornecem livros para realização de sorteios; e com a Rede de Iniciativas pela Ciência da USP de Ribeirão Preto, dentre outras. Além disso, em 2018, o projeto foi contemplado pelo edital “Empreendedorismo Social 2019” da Pró – Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

Por fim, gostaríamos de concluir essa celebração dos nossos 3 anos agradecendo a todos que fizeram parte da nossa história até aqui e pedir que continuem nos acompanhando porque ainda vem muito mais pela frente!


*cálculos feitos com base nos dados de acesso dos últimos três meses (fevereiro, março e abril de 2021).

 

Colaboração:

Equipe Ilha do Conhecimento sobre            

Fontes consultadas:

– Livro “Biografias: nós e entrenós na educação em Ciências e Biologia”, organizado por Santos, S. P, Ferreira, G. L., e Vigário, A. F., publicado pela Editora Culturatrix em 2021. Disponível em: http://doi.editoracubo.com.br/10.4322/978-65-86889-07-9 

(Editoração: Eduardo Borges, Fernando Mecca, Loren Pereira e Nathália Khaled)

Postagens populares

ESPECIAL: DIA DA MULHER!

IDC

O melhor da ciência em 2023

IDC

Ressoa, Oceano!

IDC

O melhor da ciência em 2022

IDC

ELEIÇÕES: Conheça os planos para a ciência e tecnologia dos candidatos à presidência do Brasil

IDC

III Divulga Ciência

IDC