Image default

Supercomputador responsável pelo monitoramento climático e estiagens do país será substituído devido falta de verba para manutenção do equipamento

O supercomputador conhecido como Tupã, que seria desligado em agosto, será substituído por um equipamento de porte menor, mas de capacidade equivalente.

 

O supercomputador, Tupã, utilizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) para monitoramento do clima e previsão de estiagens seria desligado em agosto deste ano devido à falta de verba para sua manutenção.  O Tupã consome 5 milhões de reais de energia por ano para mantê-lo funcionando e para resfriá-lo. Em 2021, o Inpe teve o menor orçamento da história: R$ 76 milhões, sendo que até o momento o Instituto recebeu apenas  44,7 milhões de reais. Após a grande repercussão que a possibilidade do desligamento do equipamento causou, o diretor do Inpe informou que ainda esta semana um computador de porte menor, mas de capacidade equivalente, foi adquirido em 3 de junho deste ano para substituir o Tupã.

 

No centro de uma sala com paredes brancas e sem janelas, está o supercomputador Tupã, um grande bloco de metal preto, tão alto que quase alcança o teto, que comporta diversos equipamentos em seu interior.
Supercomputador Tupã. Fonte: Divulgação – Inpe / Reprodução G1.

 

O Tupã fornece dados fundamentais para o planejamento estratégico do país através do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), órgão vinculado ao Inpe. O Cptec, por sua vez, divulga informações sobre clima e estiagem permitindo que as devidas estratégias sejam montadas para analisar e planejar ações desde o fornecimento de energia elétrica até o planejamento de atividades agropecuárias (previsões sobre safras ou períodos e plantio). Nesse sentido, é fundamental a existência de um computador que monitore esses fatores para garantir a segurança econômica e energética do país. Em meio à crise hídrica que o Brasil enfrenta, o desligamento do Tupã seria muito prejudicial, deixando o país vulnerável em meio a uma crise. O Tupã é o terceiro computador mais poderoso do mundo utilizado para previsão numérica operacional de tempo e de clima sazonal.

Desde 2017 o supercomputador é ameaçado de ser desligado, inicialmente devido ao fim de sua vida útil, o que foi contornado pela aquisição de equipamentos de suporte. Desde o final de 2020 o Inpe planejava a substituição do supercomputador devido ao alto custo de sua manutenção. Devido a importância das atividades do Tupã, um supercomputador de porte menor foi adquirido em parceria com Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Apesar da aquisição do novo supercomputador, Gilvan Sampaio de Oliveira, coordenador do Cptec, afirmou que o novo supercomputador é uma solução temporária, que visa apenas manter os serviços em funcionamento. Ele acrescenta que é preciso obter recursos para comprar um equipamento ainda melhor, capaz de fornecer um planejamento aprimorado.

 

Gráfico comparativo de 2015 a 2021 que mostra a queda no orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, passando de 6 bilhões e meio de reais para cerca de 2 bilhões e meio de reais no decorrer dos anos.
Orçamento em queda – Gráfico apresentado por ministro em audiência na Câmara dos Deputados. Fonte: Jornal da USP.

 

O orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações  sofreu um corte de 29% em 2021 em relação ao ano passado. O atual ministro, Marcos Pontes, reconhece a situação do Ministério como crítica e afirma que o atual orçamento é insuficiente até mesmo para a manutenção básica das unidades de pesquisa vinculadas ao ministério. Dentre os órgãos mais afetados podemos destacar o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq) e, por sua vez, o Inpe que é vinculado ao Conselho. Nesse contexto, a ideia de melhorar o monitoramento ainda é distante.

 

News: Iasmin Taveira

sobre a autora

Fontes e mais informações sobre o tema:

Matéria no site do G1, intitulada “Após cogitar parar supercomputador Tupã por falta de verba, diretor do Inpe anuncia compra de novo equipamento”, publicado em 15/06/2021.
https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2021/06/15/diretor-do-inpe-diz-que-instituto-comprou-novo-equipamento-para-substituir-supercomputador-tupa.ghtml

Matéria no site Tilt, intitulada “Após notícia de desligamento, INPE diz que supercomputador será substituído”, publicado em 15/06/2021.
https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2021/06/15/por-falta-de-grana-supercomputador-tupa-pode-ser-desligado-entenda.htm

Matéria no site do Jornal da USP, intitulada “Orçamento 2021 compromete o futuro da ciência brasileira”, publicada em 09/04/2021.
https://jornal.usp.br/ciencias/orcamento-2021-compromete-o-futuro-da-ciencia-brasileira/

 

(Editoração: André Pessoni)

Postagens populares

Primeiro laboratório de nível de biossegurança máximo na América do Sul será no Brasil

IDC

Bateria de nanopartículas de chumbo é desenvolvida por brasileiros

IDC

Estudo em cavalos indica causas genéticas da perda gestacional em humanos

IDC

Aquecimento generalizado das águas amazônicas causa morte de botos

IDC

Cocaína nos tubarões?

IDC

Primeiro fóssil de cromossomo arcaico com estrutura tridimensional (3D) preservada é descrito

IDC