Image default

Estudo Confirma: acupuntura na Orelha Pode Ajudar na Depressão

#Farol de Notícias (Atualidades científicas que foram destaque na semana)

Uma pesquisa realizada por especialistas da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) descobriu que a acupuntura auricular pode ser uma maneira eficaz de reduzir os sintomas da depressão. Durante três meses, os pesquisadores acompanharam 74 pacientes que passaram por 12 sessões de acupuntura auricular de 15 minutos cada. Os resultados, publicados na revista JAMA Network Open, mostraram que muitos dos participantes experimentaram uma melhoria significativa em seus sintomas sem enfrentar efeitos colaterais.

A depressão é um problema sério em todo o mundo, afetando milhões de pessoas. No Brasil, cerca de 15,5% da população enfrenta esse transtorno em algum momento da vida. Embora existam tratamentos disponíveis, como terapia e medicamentos, muitas pessoas não conseguem acessá-los devido ao alto custo ou preocupações com efeitos colaterais. Nesse cenário, menos da metade das pessoas afetadas no mundo recebe o tratamento considerado adequado, com psicoterapia e medicamentos – em alguns países, esse número é de menos de 10%. Isso torna importante a busca por alternativas mais acessíveis e seguras.

A acupuntura auricular é uma antiga prática chinesa que envolve o uso de agulhas em pontos específicos da orelha para estimular o corpo. Essa técnica é relativamente simples, rápida e não requer treinamento extenso. Além disso, é uma terapia recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e já é oferecida como prática integrativa pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2006. No estudo, os pesquisadores focaram em pacientes com depressão moderada ou moderadamente grave e os dividiram em dois grupos: um recebeu acupuntura auricular nos pontos associados à depressão, enquanto o outro recebeu a acupuntura em áreas não relacionadas à saúde mental. Por questões éticas, todos os pacientes continuaram com seus tratamentos habituais.

acupuntura orelha
Na terapia, as orelhas possuem locais (pontos) estratégicos que correspondem aos nossos órgãos e algumas funções do corpo. Quando estas áreas são estimuladas, o cérebro recebe um impulso e reage. Fonte: https://rsaude.com.br/img/noticias/g/sempresaude_materias_06062014_151223.jpg

Após o acompanhamento, descobriu-se que 58% dos pacientes que receberam acupuntura nos pontos específicos relataram uma melhoria significativa em seus sintomas depressivos. Após quatro semanas do início das aplicações, mais pacientes tratados com terapia auricular específica tiveram recuperação e remissão da doença e, após três meses, essa proporção foi ainda mais relevante. Além disso, poucos enfrentaram efeitos colaterais, sugerindo que a acupuntura auricular pode ser uma opção segura e eficaz para complementar o tratamento convencional da depressão.

Os resultados deste estudo são promissores e sugerem que a acupuntura na orelha pode ser uma ferramenta valiosa no tratamento da depressão. Os cientistas defendem que é para o paciente, uma opção segura a mais no tratamento de saúde mental; e, para o profissional de saúde, a desestigmatização de uma terapia não alopática. No entanto, os pesquisadores destacam a necessidade de mais estudos para entender completamente sua eficácia e segurança a longo prazo.

 

Colaboração:

Jéssica de Moura Soares sobre a autora

Jéssica de Moura Soares é bacharel em Biotecnologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre e agora doutoranda em Bioquímica pela Universidade de São Paulo (USP). Se interessa por iniciativas onde a ciência ajuda a transformar o mundo em um lugar mais sustentável e igualitário. Entusiasta da divulgação científica, acredita que a ciência tem que ser de fácil acesso a todos.

 

Fontes e mais informações sobre o tema:

Matéria no site Agência Fapesp, intitulada “Estudo confirma benefício da acupuntura auricular no tratamento da depressão”, publicada em 27/02/23. https://agencia.fapesp.br/estudo-confirma-beneficio-da-acupuntura-auricular-no-tratamento-da-depressao/50928

 

Postagens populares

Nova organela descoberta em algas permite a fixação de nitrogênio

IDC

Como o cérebro regula as emoções?

IDC

As galinhas também têm sentimentos!

IDC

Cientistas descobrem a origem do medo no cérebro

IDC

Vaca modificada geneticamente produz insulina no leite

IDC

Cientistas conseguem formar óvulo a partir de célula da pele

IDC