Image default

Olimpíada Nacional de Aplicativos para o Desenvolvimento Sustentável – UERGS (Porto Alegre/RS)

Será que é possível associar a preocupação com as condições ambientais e a tecnologia dos apps? A resposta é sim! Neste contexto foi proposta a ONDA, Olimpíada Nacional de Desenvolvimento de Aplicativos para o desenvolvimento sustentável. O objetivo da ONDA é fazer com que estudantes da Educação Básica possam pensar em soluções para o desenvolvimento sustentável, utilizando aplicativos.

A primeira edição da ONDA ocorreu em 2016, com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) por meio do CNPq e da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Ensino Superior (CAPES). Diferente de outras Olimpíadas Científicas, que ocorrem no formato de prova escrita ou atividades práticas dentro de uma temática específica, a ONDA propõe que equipes de estudantes do Ensino Médio, coordenados por um professor orientador, pensem, desenvolvam e proponham um app sobre “Desenvolvimento Sustentável”. As equipes descrevem o app e suas funcionalidades em um projeto e, na fase seguinte, apresentam a proposta durante videoconferência para uma comissão julgadora. Nessa etapa, os próprios estudantes explicam o funcionamento do app. Na 1ª ONDA houve participação de equipes do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Distrito Federal, Paraná e Pernambuco. Os aplicativos propostos tinham objetivos como monitorar o depósito inadequado de lixo, ensinar por meio de um jogo quais os conceitos de sustentabilidade e registrar ações sustentáveis que reduzem a emissão de CO2, como substituir uma ida ao trabalho de carro pela bicicleta.

A 2ª ONDA trouxe algumas novidades. Nessa edição as equipes podem ter, além dos alunos do Ensino Médio e o professor orientador, um aluno de graduação que atua como co-orientador. Assim, a abrangência da ONDA foi ampliada, possibilitando maior contato e troca de experiências entre as universidades e escolas. Todas as equipes são mistas, incentivando a integração de meninas e meninos nas discussões das propostas e na resolução dos problemas. As equipes contam com um livro com orientações básicas, um primeiro passo para quem deseja se aventurar no mundo dos apps. O livro pode ser solicitado para a coordenação ou baixado gratuitamente online.

Todas as informações são divulgadas por meio da Fanpage da ONDA no Facebook! Acesse e descubra como participar da Olimpíada!

 

Universidade de todos: Patrick de Oliveira sobre o autor

                                         Erli Schneider Costa sobre a autora

(Editoração: Paula Verzola, André Pessoni e Caio Oliveira)

Postagens populares

Inscrições abertas para o Programa de Pós-Graduação em Bioquímica da FMRP

IDC

XXIII Curso de Inverno em Bioquímica e Biologia Molecular

IDC

I Congresso Nacional Online de Saúde Escolar (I CoNaSE)

IDC

Programa de Pós-Graduação em Bioquímica da FMRP/USP abre inscrições

IDC

Projeto BRISA – Núcleo de Estudos da Saúde da Criança e do Adolescente (NESCA) da USP

IDC

I Congresso Nacional On-line Multidisciplinar da Saúde da Mulher (CONASM)

IDC