Image default

Planeta que poderia abrigar vida é descoberto junto a sistema solar próximo da Terra

Em abril de 2018, a NASA lançou o satélite TESS em uma missão para buscar planetas fora do nosso sistema solar. Um ano depois, o TESS não somente encontrou mais de 600 planetas, como também acaba de detectar um planeta com potencial de abrigar vida.  A apenas 31 anos-luz da Via Láctea, foram descobertos três planetas na órbita da estrela GJ 357, sendo que um deles apresenta tamanho semelhante ao da Terra, e outro se encontra em região habitável. O TESS busca planetas avaliando a luz emitida pelas estrelas e, quando detecta uma falha na intensidade de luz recebida, assume que a mesma foi causada pela passagem de um planeta em órbita entre o receptor do satélite e o feixe luminoso gerado pela estrela. Foi primeiramente identificado o planeta GJ 357 b, chamada pelos autores de “Terra quente”, que é apenas 22% maior que a Terra, mas que por ter órbita próxima à estrela, recebe em torno de 13 vezes mais irradiação do que o nosso planeta.  Enquanto os pesquisadores estudavam a “Terra quente”, foram então descobertos os planetas GJ 357 c e, o mais instigante, GJ 357 d. Com o tamanho possivelmente duas vezes maior que o da Terra, o GJ 357 d aparentemente recebe a mesma quantidade de energia de sua estrela como Marte recebe do Sol. Entretanto, a composição do novo planeta ainda permanece desconhecida, podendo apresentar uma superfície rochosa, como a da Terra, ou formada por gases envolvendo um pequeno núcleo rochoso, como Netuno. Estudos futuros vão caracterizar a superfície atmosférica do GJ 357 d, que se for denso como o da Terra, poderá aprisionar calor e propiciar a formação de água líquida.

Figura: Representação do sistema solar da estrela GJ 357, indicando a zona habitável e a posição de órbita dos planetas GJ 357 b, GJ 357 c e GJ 357 d. Imagem modificada de NASA’s Goddard Space Flight Center/Chris Smith.

 

Tweet-science: Priscila S. Rothier

sobre a autora

Artigos originais:

Revista Astronomy & Astrophysics (Jul/2019) # Planetary system around the nearby M dwarf GJ 357 including a transiting, hot, Earth-sized planet optimal for atmospheric characterization. Autores: R. Luque, E. Pallé e colaboradores.

NASA – National Aeronautics and Space Administration (Jul/2019) # Confirmation of toasty TESS planet leads to surprising find of promising world. Autor: F. Reddy. Acessado em: 01/08/2019; Disponível em:
https://www.nasa.gov/feature/goddard/2019/confirmation-of-toasty-tess-planet-leads-to-surprising-find-of-promising-world

(Editoração: Fernando Mecca, André Pessoni e Caio Oliveira)

Postagens populares

Pesquisa mostra que tímpano foi fundamental para répteis sobreviverem e se proliferarem ao longo da história evolutiva

IDC

Vírus no sangue de catadores de materiais recicláveis

IDC

Prêmio Nobel 2024

IDC

Estudos apontam que boas práticas utilizadas na agricultura que podem reduzir emissões de carbono no campo

IDC

Pesquisa mostra as alterações cerebrais que acontecem durante a maternidade

IDC

A pior extinção em massa do mundo teve início com Mega El Niño

IDC