Em abril de 2018, a NASA lançou o satélite TESS em uma missão para buscar planetas fora do nosso sistema solar. Um ano depois, o TESS não somente encontrou mais de 600 planetas, como também acaba de detectar um planeta com potencial de abrigar vida. A apenas 31 anos-luz da Via Láctea, foram descobertos três planetas na órbita da estrela GJ 357, sendo que um deles apresenta tamanho semelhante ao da Terra, e outro se encontra em região habitável. O TESS busca planetas avaliando a luz emitida pelas estrelas e, quando detecta uma falha na intensidade de luz recebida, assume que a mesma foi causada pela passagem de um planeta em órbita entre o receptor do satélite e o feixe luminoso gerado pela estrela. Foi primeiramente identificado o planeta GJ 357 b, chamada pelos autores de “Terra quente”, que é apenas 22% maior que a Terra, mas que por ter órbita próxima à estrela, recebe em torno de 13 vezes mais irradiação do que o nosso planeta. Enquanto os pesquisadores estudavam a “Terra quente”, foram então descobertos os planetas GJ 357 c e, o mais instigante, GJ 357 d. Com o tamanho possivelmente duas vezes maior que o da Terra, o GJ 357 d aparentemente recebe a mesma quantidade de energia de sua estrela como Marte recebe do Sol. Entretanto, a composição do novo planeta ainda permanece desconhecida, podendo apresentar uma superfície rochosa, como a da Terra, ou formada por gases envolvendo um pequeno núcleo rochoso, como Netuno. Estudos futuros vão caracterizar a superfície atmosférica do GJ 357 d, que se for denso como o da Terra, poderá aprisionar calor e propiciar a formação de água líquida.
Figura: Representação do sistema solar da estrela GJ 357, indicando a zona habitável e a posição de órbita dos planetas GJ 357 b, GJ 357 c e GJ 357 d. Imagem modificada de NASA’s Goddard Space Flight Center/Chris Smith.
Tweet-science: Priscila S. Rothier
Artigos originais:
Revista Astronomy & Astrophysics (Jul/2019) # Planetary system around the nearby M dwarf GJ 357 including a transiting, hot, Earth-sized planet optimal for atmospheric characterization. Autores: R. Luque, E. Pallé e colaboradores.
NASA – National Aeronautics and Space Administration (Jul/2019) # Confirmation of toasty TESS planet leads to surprising find of promising world. Autor: F. Reddy. Acessado em: 01/08/2019; Disponível em:
https://www.nasa.gov/feature/goddard/2019/confirmation-of-toasty-tess-planet-leads-to-surprising-find-of-promising-world
(Editoração: Fernando Mecca, André Pessoni e Caio Oliveira)