Image default

Cera de ouvido pode revelar níveis crônicos de estresse

Novo exame mede hormônio associado ao estresse e pode contribuir para diagnósticos de saúde mental.

 

A cera de ouvido é considerada por muitos como um incômodo, mas ela revela informações importantes sobre a saúde humana. Pesquisadores do Instituto de Neurociência Cognitiva do University College London utilizaram secreção do canal auditivo, a famosa cera de ouvido, para medir níveis de cortisol, um hormônio ligado ao estresse. Os resultados iniciais do estudo indicam que a nova técnica é mais rápida, barata e confortável do que os métodos tradicionais, sem perder a precisão. 

O cortisol é um hormônio liberado em situações chamadas de “luta ou fuga”, em que a pessoa se encontra em condições de estresse. O hormônio envia um sinal de alerta ao cérebro e desencadeia reações em praticamente todo o corpo. Os níveis de cortisol também estão associados a transtornos como ansiedade e depressão, por isso uma medida precisa e fácil dos níveis desse hormônio pode ajudar no diagnóstico de saúde mental.

 

Aparelhos de coleta de cera de ouvido coloridos.
Aparelho de coleta de cera de ouvido, desenvolvido a partir da pesquisa de Herane Vives e equipe. Imagem: Reprodução/ University College London.

 

Pensando em formas mais objetivas para medir o cortisol, o psiquiatra  Andres Herane Vives e sua equipe se inspiraram na cera de abelhas. Os favos de cera armazenam o mel, preservam suas qualidades químicas e são resistentes à contaminação. A cera de ouvido também preserva alguns compostos produzidos no corpo e é um material simples para ser enviado a laboratórios devido ao baixo risco de contaminação. 

A eficácia do novo exame foi testada em 37 participantes, que passaram por duas formas de coleta da cera. Em um dos ouvidos a cera foi retirada com uma seringa, enquanto no outro ouvido a cera foi coletada pelo novo método. Na técnica nova, os próprios participantes da pesquisa poderiam fazer a amostra utilizando um aparelho similar a um cotonete, mas com um formato que não causa danos ao tímpano. 

Além da coleta da cera, os participantes passaram por exames tradicionais de medida de cortisol: coleta de sangue e de folículos do cabelo (estrutura onde se localiza a raiz do fio). Após um mês da primeira coleta, as medidas foram repetidas para comparação dos níveis de cortisol ao longo do tempo.

 

Favos de cera de abelha, inspiração para o exame, e uma abelha trabalhando nos favos.
Favos de cera de abelha foram inspiração para exame de cera de ouvido que mede níveis de cortisol. Imagem: Reprodução/Pixabay.

 

A equipe de pesquisadores comparou os resultados dos diferentes métodos e concluiu que a nova técnica é mais estável para análises crônicas (de longo prazo). Ou seja, a análise de cera de ouvido é menos influenciada por variações pontuais causadas por eventos estressantes das últimas semanas ou consumo de álcool em dias anteriores à coleta. Além disso, a amostragem da cera pelos próprios participantes causa menos estresse do que a retirada de sangue e de fios de cabelo.

A pesquisa completa foi publicada na revista científica Heliyon. Futuramente o grupo de pesquisadores pretende desenvolver a técnica para medir também níveis de glicose e anticorpos a partir da cera de ouvido, incluindo anticorpos para a Covid-19.

 

News: Luanne Caires

sobre a autora

Fontes e mais informações sobre o tema:

Artigo científico intitulado “Measuring Earwax Cortisol Concentration using a non-stressful sampling method”, publicado na revista Heliyon em 2020, de autoria de Herane-Vives, A., Ortega L., Sandoval R. e colaboradores.
https://www.cell.com/heliyon/pdf/S2405-8440(20)31967-8.pdf

Matéria no site do University College London, intitulada “Earwax sampling could measure stress hormone”, publicada em 03/11/2020.
https://www.ucl.ac.uk/news/2020/nov/earwax-sampling-could-measure-stress-hormone

Matéria no site G1, intitulada “Exame de cera de ouvido pode revelar níveis de estresse”, publicada em 04/11/2020.
https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2020/11/04/exame-de-cera-de-ouvido-pode-revelar-niveis-de-estresse.ghtml

 

(Editoração: André Pessoni)

Postagens populares

Pesquisa mostra que tímpano foi fundamental para répteis sobreviverem e se proliferarem ao longo da história evolutiva

IDC

Vírus no sangue de catadores de materiais recicláveis

IDC

Prêmio Nobel 2024

IDC

Estudos apontam que boas práticas utilizadas na agricultura que podem reduzir emissões de carbono no campo

IDC

Pesquisa mostra as alterações cerebrais que acontecem durante a maternidade

IDC

A pior extinção em massa do mundo teve início com Mega El Niño

IDC