Pesquisa realizada para avaliar a percepção pública da ciência em vários países revela influência de posicionamentos políticos e grande confiança no setor militar.
O povo brasileiro confia pouco na ciência. É o que mostra estudo sobre percepção pública internacional realizado em 20 países pelo centro de pesquisas Pew Research Center. Segundo resultados divulgados na última terça-feira (29), apenas 23% dos entrevistados no Brasil confiam muito nos cientistas para fazer o que é certo para a sociedade. A média mundial é de 36%. Por outro lado, a quantidade de brasileiros que confiam pouco ou nada nos cientistas é mais do que o dobro do que a média geral.
A pesquisa foi feita com 32 mil pessoas ao redor do mundo, de outubro de 2019 a março de 2020. Além de avaliar o nível de confiança na ciência e nos cientistas, o estudo perguntou às pessoas sobre os avanços na pesquisa científica do país. Para 41% dos entrevistados no Brasil, a qualidade da produção científica nacional é pior do que a do restante do mundo. A avaliação também é negativa em relação ao ensino de ciências e a empreendimentos tecnológicos.
Apesar da baixa confiança nos cientistas, essa classe de profissionais ainda é a mais confiável na opinião dos brasileiros. Os militares ocupam o segundo lugar, com 21% de pessoas que confiam muito no setor. Na sequência estão jornalistas (12%), políticos (9%) e empresários (4%).
A pesquisa também mostrou que a confiança na ciência tem relação com a polarização política. No Brasil, o fator político não foi importante, mas em países como Estados Unidos, Canadá, Austrália, Reino Unido, Alemanha e Itália, uma tendência foi observada: pessoas alinhadas com ideias políticas de direita confiam menos nos cientistas. Nos Estados Unidos, a diferença de confiança entre os dois grupos chegou a 42%. Enquanto apenas 20% de estadunidenses de direita confiam muito na ciência, o índice sobe para 62% entre os que se declaram de esquerda.
De modo geral, os países com maiores índices de confiança na ciência são Índia (59%), Austrália (48%) e Espanha (48%). Apesar disso, na Índia a população confia mais nos militares do que nos cientistas. O mesmo ocorre nos Estados Unidos e França. Próximos ao Brasil no fim da lista, estão Malásia (33%) e Taiwan (31%).
News: Luanne Caires
Fontes e mais informações sobre o tema:
Relatório intitulado “Science and Scientists Held in High Esteem Across Global Publics”, produzido pelo Pew Research Center em 2020.
https://www.pewresearch.org/science/2020/09/29/science-and-scientists-held-in-high-esteem-across-global-publics/
Matéria no site da Folha de S. Paulo, intitulada “Brasileiros são os que menos confiam em cientistas, indica estudo de centro americano”, publicada em 30/09/2020.
https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2020/09/brasileiros-sao-os-que-menos-confiam-em-cientistas-indica-estudo-de-centro-americano.shtml
(Editoração: André Pessoni)