Image default

Confiança de brasileiros nos cientistas é a menor do mundo, mostra estudo global

Pesquisa realizada para avaliar a percepção pública da ciência em vários países revela influência de posicionamentos políticos e grande confiança no setor militar.

 

O povo brasileiro confia pouco na ciência. É o que mostra estudo sobre percepção pública internacional realizado em 20 países pelo centro de pesquisas Pew Research Center. Segundo resultados divulgados na última terça-feira (29), apenas 23% dos entrevistados no Brasil confiam muito nos cientistas para fazer o que é certo para a sociedade. A média mundial é de 36%. Por outro lado, a quantidade de brasileiros que confiam pouco ou nada nos cientistas é mais do que o dobro do que a média geral. 

A pesquisa foi feita com 32 mil pessoas ao redor do mundo, de outubro de 2019 a março de 2020. Além de avaliar o nível de confiança na ciência e nos cientistas, o estudo perguntou às pessoas sobre os avanços na pesquisa científica do país. Para 41% dos entrevistados no Brasil, a qualidade da produção científica nacional é pior do que a do restante do mundo. A avaliação também é negativa em relação ao ensino de ciências e a empreendimentos tecnológicos.

 

Ilustração de pessoas conversando sobre diversos assuntos.
Imagem: Reprodução/Nature Human Behaviour.

 

Apesar da baixa confiança nos cientistas, essa classe de profissionais ainda é a mais confiável na opinião dos brasileiros. Os militares ocupam o segundo lugar, com 21% de pessoas que confiam muito no setor. Na sequência estão jornalistas (12%), políticos (9%) e empresários (4%).

A pesquisa também mostrou que a confiança na ciência tem relação com a polarização política. No Brasil, o fator político não foi importante, mas em países como Estados Unidos, Canadá, Austrália, Reino Unido, Alemanha e Itália, uma tendência foi observada: pessoas alinhadas com ideias políticas de direita confiam menos nos cientistas. Nos Estados Unidos, a diferença de confiança entre os dois grupos chegou a 42%. Enquanto apenas 20% de estadunidenses de direita confiam muito na ciência, o índice sobe para 62% entre os que se declaram de esquerda. 

De modo geral, os países com maiores índices de confiança na ciência são Índia (59%), Austrália (48%) e Espanha (48%). Apesar disso, na Índia a população confia mais nos militares do que nos cientistas. O mesmo ocorre nos Estados Unidos e França. Próximos ao Brasil no fim da lista, estão Malásia (33%) e Taiwan (31%).

 

News: Luanne Caires

sobre a autora

Fontes e mais informações sobre o tema:

Relatório intitulado “Science and Scientists Held in High Esteem Across Global Publics”, produzido pelo Pew Research Center em 2020.
https://www.pewresearch.org/science/2020/09/29/science-and-scientists-held-in-high-esteem-across-global-publics/

Matéria no site da Folha de S. Paulo, intitulada “Brasileiros são os que menos confiam em cientistas, indica estudo de centro americano”, publicada em 30/09/2020.
https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2020/09/brasileiros-sao-os-que-menos-confiam-em-cientistas-indica-estudo-de-centro-americano.shtml

 

(Editoração: André Pessoni)

Postagens populares

Pesquisa mostra que tímpano foi fundamental para répteis sobreviverem e se proliferarem ao longo da história evolutiva

IDC

Vírus no sangue de catadores de materiais recicláveis

IDC

Prêmio Nobel 2024

IDC

Estudos apontam que boas práticas utilizadas na agricultura que podem reduzir emissões de carbono no campo

IDC

Pesquisa mostra as alterações cerebrais que acontecem durante a maternidade

IDC

A pior extinção em massa do mundo teve início com Mega El Niño

IDC