#Ciência et al. (Conteúdos repletos de informações científicas)
Reflexões sobre o processo de construção da identidade
DESTAQUES: • A construção da identidade é um processo muito complexo, mas também muito interessante; • Essa construção ocorre em diferentes níveis do desenvolvimento humano, como nos planos sexual, social, profissional e religioso, entre outros; • As experiências e vivências individuais e coletivas no decorrer da vida fazem parte da construção da identidade de cada um. |
A construção da identidade do indivíduo é um processo muito complexo e, assim, muito interessante. Essa construção ocorre em diferentes níveis do desenvolvimento humano, podendo ser moldada por diferentes situações durante a vida. Esse processo acontece em diferentes planos, sendo eles sexual, social, profissional e religioso, entre outros.
Para além da constituição biológica do indivíduo (formação do corpo humano), quando abordada do ponto de vista psicológico, a noção da identidade associa-se principalmente a um sentimento de continuidade e de individualidade. Este sentimento é o que pode distingui-lo de qualquer outra pessoa, tornando-o único. Essa condição, além de intrínseca a cada um, pode proporcionar a manutenção da vida (veja a analogia do Navio de Teseu no vídeo ao final do texto).
Não é à toa que a identidade é uma das áreas que mais tem se desenvolvido na formação em psicologia no Brasil. Essa área é considerada fundamental para o entendimento da constituição do ser social e consequentemente, da cidadania. Ademais, a preocupação quanto à formação ou desenvolvimento da identidade não é cogitada e estudada apenas na psicologia, despertando interesse também de outros profissionais, como assistentes sociais, sociólogos e filósofos.
Uma vez que o fenômeno de construção de identidade está presente em diferentes níveis, vamos usar um aspecto desse desenvolvimento como exemplo para falar um pouco mais do assunto: a construção da identidade na infância.
Sem dúvidas, a família e, principalmente, os pais (ou os primeiros cuidadores), são considerados os primeiros modelos de identificação para a criança, sendo que seus valores, crenças, expectativas e até mesmo conflitos pessoais costumam ser absorvidos e reproduzidos pelos seus filhos
Em outras palavras, as crianças acabam sendo rotuladas, de modo que haja uma adaptação das mesmas às identidades que lhe são postas, podendo, de certa forma, se prever a conduta da criança ao se questionar ou analisar os pais. Além desse fator, os estímulos internos e externos nos ambientes de convivência na fase infantil podem influenciar na construção da sua identidade.
Todavia, há divergências quanto ao momento em que se começa de fato o processo de formação da identidade de um indivíduo. Contudo, acredita-se que a identidade vai se estabelecendo principalmente ainda no período da infância, se completando na adolescência, fase adulta ou mesmo indo além dessas idades. Ou seja, pode-se dizer que nossas experiências e vivências individuais e coletivas, presentes no decorrer da vida, são essenciais para a construção da nossa identidade e essa pode estar em constante mudança, de forma que podemos nos arriscar a dizer que nem sempre somos os mesmos, se analisarmos diferentes períodos das nossas vidas.
Assim, podemos dizer que a construção da identidade é um tema bem interessante e instigante, não é mesmo?
Esse texto é uma publicação adaptada do vídeo em colaboração com o Doutor em Ciência da Religião e Filósofo Paulo Henrique Lopes, o pensador PH. Para entender melhor sobre o que é a construção da identidade, você pode conferir o vídeo produzido pelo pensador PH, onde este aborda a história do Navio de Teseu. Fique atento e não perca! O vídeo está disponível aqui, em nossas mídias e no instagram @opensador.ph.
Colaboradores:
Paulo Henrique Lopes sobre o autor
Paulo Henrique, ou PH, é doutor em Ciência da Religião pela UFJF, na linha de Filosofia da Religião. Atuou como pesquisador na Universidade de Copenhague (DK) e St. Olaf College (USA). Estuda a formação e a crise do modelo de subjetividade que molda a Modernidade. Administra a página @opensador.ph no Instagram, trabalhando apaixonadamente pela popularização das Ciências Humanas, em especial, da Filosofia.
Loren Pereira sobre a autora
Loren é biomédica, mestra em Ciências e atualmente cursa doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Medicina Tropical e Infectologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, em Uberaba-MG. É engajada com as áreas de Saúde, Educação, Pesquisa e Divulgação Científica, além de integrar a equipe de site e edição de textos da Ilha do Conhecimento.
Referências:
Artigo científico intitulado “A construção da identidade social”, publicado na revista do Curso de Direito da FSG em 2009, de autoria de Berlatto, O.
Matéria no site A mente é maravilhosa intitulada “O que é identidade pessoal e como ela é construída?”, publicada em 30/05/2022. https://amenteemaravilhosa.com.br/o-que-e-identidade-pessoal-e-como-ela-e-construida/
Matéria publicada no site do Brasil escola da UOL intitulada “Uma introdução aos processos de construção da identidade” https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/psicologia/uma-introducao-aos-processos-construcao-identidade.htm
Matéria no site InForme-se consCiência intitulada “O paradoxo do Navio de Teseu”, publicado em 10/06/2020. https://licenciaturasesalq.wixsite.com/ensinodeciencias/post/o-paradoxo-do-navio-de-teseu
Tese de doutorado, intitulada “A construção da identidade infantil em crianças de periferia”, defendida em 2016, de autoria de Oliveira, S.
Tese de doutorado, intitulada “A construção das identidades em Psicologia”, defendida na Universidade Federal da Bahia em , de autoria de Correia, M.
- Quer ser o próximo autor colaborador do Ilha do Conhecimento? Participe!
- Não perca mais nenhuma postagem: Acompanhe nosso projeto nas redes sociais!
(Editoração: Fernando F. Mecca e Nathália Khaled)