Imagine o conhecimento científico representado como uma ilha, rodeado pelo vasto oceano do desconhecido: A Ilha do Conhecimento.

Conforme novas pesquisas, descobertas e invenções são realizadas por universidades e centros de pesquisa, a ilha do conhecimento da humanidade se expande. E, quando esse conhecimento é compartilhado publicamente, nossas ilhas do conhecimento individuais também podem se expandir.

Porém, ao expandirmos a área dessa nossa ilha, enquanto humanidade ou indivíduos, aumentamos também o perímetro que a delimita, estendendo nossa fronteira com o oceano do desconhecido. Isto é, descobrir ou aprender algo novo não nos aproxima necessariamente de uma resposta definitiva ou universal. Mas sim nos leva a compreensão de que existem cada vez mais perguntas a serem feitas, novas e mais pertinentes. 

Figura: Expanda sua ilha do conhecimento. Imagem: baseada em Alberto Cair (http://www.niemanlab.org/).
Figura: Compartilhe sua ilha do conhecimento. Imagem: baseada em Alberto Cair (http://www.niemanlab.org/).
previous arrow
next arrow
 

A base da analogia do conhecimento como uma ilha, presente no conceito do nosso projeto, foi empregada por diferentes autores ao longo do tempo*, porém, a analogia como apresentada pelo físico, astrônomo, professor e escritor brasileiro Marcelo Gleiser em seu livro “A ilha do Conhecimento: os limites da ciência e a busca por sentido” (Editora Record, 2014) nos influenciou especialmente. Gleiser é um pesquisador cuja atenção que dedicou à divulgação científica inspira nossa iniciativa.

Ralph W. Sockman (1889-1970), pastor, radialista e escritor. “The larger the island of knowledge, the longer the shoreline of wonder.” (tradução livre: Quanto maior a ilha do conhecimento, mais longa é a costa de admiração);

Chet Raymo (1936-presente), escritor, educador e naturalista. Knowledge is an island surrounded by a sea of mystery” (tradução livre: Conhecimento é uma ilha cercada por um mar de mistério)

John Archibald Wheeler (1911-2008), físico e professor. “We live on an island surrounded by a sea of ignorance. As our island of knowledge grows, so does the shore of our ignorance.” (tradução livre: Nós vivemos em uma ilha cercada por um mar de ignorância. Conforme nosso conhecimento cresce, o mesmo acontece com a costa da nossa ignorância).