Há cerca de três meses, um dos maiores conglomerados de canais de divulgação científica no YouTube do Brasil foi reestruturado e relançado com muitas novidades. O Science Vlogs Brasil reúne material produzido por canais brasileiros cujo objetivo é tratar de assuntos de diversas áreas do conhecimento científico sempre com embasamento em trabalhos e pesquisas acadêmicas.
Para dar uma ideia sobre a diversidade de temas inclusos no projeto, segue uma lista com alguns exemplos dos assuntos abordados, bem como o respectivo canal:
Matemática: Matemática Rio.
Arqueologia: Arqueologia Egípcia.
Medicina, saúde: Dráuzio Varella.
Astronomia: Space Today; Canal do Schwarza.
Educação Física, saúde: ComCiência Corporal.
Geral: Ciência Todo Dia, Dragões De Garagem.
Psicologia: Boteco Behaviorista, Minutos Psíquicos.
Paleontologia: Canal do Pirulla; Colecionadores de Ossos.
A lista completa pode ser conferida aqui.
A recente reestruturação do Science Vlogs Brasil consolidou o projeto, e inclui várias novidades muito importantes, dentre elas:
- Lançamento diário de novos vídeos com conteúdo atualizado;
- Cobertura com um olhar científico de importantes eventos e acontecimentos políticos, ambientais, e espaciais;
- Difusão de diferentes campos de conhecimento, expandindo a abrangência das novidades científicas no Brasil e no mundo;
- Veiculação de 47 canais atestados com o selo de qualidade do conteúdo científico divulgado ao público brasileiro;
- Combate à pseudociência e mitos sobre ciência propagados na sociedade (por exemplo, “vacinas fazem mal?” e “o homem nunca foi à Lua?”);
- Atendimento a diferentes perfis de consumidores de conteúdo científico, uma vez que cada divulgador científico tem sua própria maneira de expor seu conteúdo.
A repercussão de canais sobre divulgação científica é crescente na sociedade. O “selo de qualidade científica” obtido pelos canais que integram o projeto lhes confere credibilidade e faz com que divulgadores sejam chamados para eventos importantes no Brasil. Em julho deste ano, por exemplo, um evento em São Paulo sobre astronomia em comemoração aos 50 anos da chegada do homem à Lua, contou com a presença de três divulgadores científicos do Youtube: Sérgio Sacani, do canal Space Today; Schwarza, do Canal do Schwarza; e Lito, do canal Aviões e Música. Inclusive, o canal Space Today tem um vídeo sobre uma nova iniciativa da Agência Espacial Americana (NASA), denominada Artemis, que levará a primeira mulher à Lua!
Além de dar um fôlego a novos produtores de conteúdo científico brasileiros no YouTube, a atitude tomada pelos coordenadores do Science Vlogs Brasil é uma forma de combater todas as notícias falsas em relação ao papel da ciência, das universidades e dos pesquisadores no país. Isso é fundamental especialmente no atual momento político com diversos cortes de verbas e editais de incentivo à ciência.
Explore outras ilhas: Francisco Neto
Fontes consultadas:
Vídeo sobre o Relançamento do Science Vlogs Brasil: https://www.youtube.com/watch?v=LFSUhuP3iOM
(Editoração: Eduardo Borges, Vinicius Anelli)