Image default

Atividade humana explica mudanças na sazonalidade do clima

Não é nenhuma novidade que o aquecimento global é um processo real, e que suas causas são frequentemente atribuídas às atividades antrópicas. Os padrões climáticos, no entanto, são determinados por diversos outros elementos que atuam simultaneamente na atmosfera. Sendo assim, é preciso separar os fatores explicados pelas propriedades naturais do nosso planeta para poder estimar o impacto real da atividade humana nas mudanças do clima. Neste trabalho, os pesquisadores avaliaram o impacto isolado da ação antrópica sobre mudanças na sazonalidade climática anual – ou seja, na variação térmica durante as estações do ano – usando temperaturas registradas por satélites em diversas localidades durante o período de 1979 a 2016. Os pesquisadores simularam modelos matemáticos do efeito antrópico sobre o clima nos 38 anos estudados, considerando fatores como a emissão de gases de efeito estufa e de material particulado, e posteriormente compararam essas simulações com as temperaturas registradas pelos satélites. Foi detectado um aumento drástico na amplitude de temperatura anual na zona temperada dos hemisférios norte e sul, indicando um aumento progressivo da diferença entre temperaturas máximas e mínimas nessas localidades. Os resultados demonstraram que a atividade humana é o fator que mais influencia as mudanças de sazonalidade climática, uma vez que a probabilidade dos ciclos naturais da Terra terem gerado esses padrões sozinhos corresponde a apenas 5 chances a cada 1 milhão de cenários possíveis. Trabalhos como esse inspiram novas pesquisas a entender a relação da atividade humana sobre outras variáveis ambientais, e ainda providenciam fortes evidências científicas para pressionar a tomada de decisões políticas, que deverão zelar por alternativas mais sustentáveis buscando a redução de impacto ambiental.

Tendência nas mudanças sazonais climáticas explicadas pela ação antrópica, destacando as zonas temperadas em vermelho, onde há maior proeminência de variação da amplitude térmica anual. Imagem: Santer et al., 2018

Tweet-science: Priscila S. Rothier

sobre a autora

Artigo original: Human influence on the seasonal cycle of tropospheric temperature # Revista Science (Jul/2018). Autores: B. D. Santer, S. Po-Chedley, M. D. Zelinka, I. Cvijanovic, C. Bonfils, P. J. Durack, Q. Fu, J. Kiehl, C. Mears, J. Painter, G. Pallotta, S. Solomon, F. J. Wentz, C. Zou.

(Editoração: Gabriela Duarte, Fernando Mecca e Caio Oliveira)

Postagens populares

Pesquisa mostra que tímpano foi fundamental para répteis sobreviverem e se proliferarem ao longo da história evolutiva

IDC

Vírus no sangue de catadores de materiais recicláveis

IDC

Prêmio Nobel 2024

IDC

Estudos apontam que boas práticas utilizadas na agricultura que podem reduzir emissões de carbono no campo

IDC

Pesquisa mostra as alterações cerebrais que acontecem durante a maternidade

IDC

A pior extinção em massa do mundo teve início com Mega El Niño

IDC