Não é nenhuma novidade que o aquecimento global é um processo real, e que suas causas são frequentemente atribuídas às atividades antrópicas. Os padrões climáticos, no entanto, são determinados por diversos outros elementos que atuam simultaneamente na atmosfera. Sendo assim, é preciso separar os fatores explicados pelas propriedades naturais do nosso planeta para poder estimar o impacto real da atividade humana nas mudanças do clima. Neste trabalho, os pesquisadores avaliaram o impacto isolado da ação antrópica sobre mudanças na sazonalidade climática anual – ou seja, na variação térmica durante as estações do ano – usando temperaturas registradas por satélites em diversas localidades durante o período de 1979 a 2016. Os pesquisadores simularam modelos matemáticos do efeito antrópico sobre o clima nos 38 anos estudados, considerando fatores como a emissão de gases de efeito estufa e de material particulado, e posteriormente compararam essas simulações com as temperaturas registradas pelos satélites. Foi detectado um aumento drástico na amplitude de temperatura anual na zona temperada dos hemisférios norte e sul, indicando um aumento progressivo da diferença entre temperaturas máximas e mínimas nessas localidades. Os resultados demonstraram que a atividade humana é o fator que mais influencia as mudanças de sazonalidade climática, uma vez que a probabilidade dos ciclos naturais da Terra terem gerado esses padrões sozinhos corresponde a apenas 5 chances a cada 1 milhão de cenários possíveis. Trabalhos como esse inspiram novas pesquisas a entender a relação da atividade humana sobre outras variáveis ambientais, e ainda providenciam fortes evidências científicas para pressionar a tomada de decisões políticas, que deverão zelar por alternativas mais sustentáveis buscando a redução de impacto ambiental.
Tendência nas mudanças sazonais climáticas explicadas pela ação antrópica, destacando as zonas temperadas em vermelho, onde há maior proeminência de variação da amplitude térmica anual. Imagem: Santer et al., 2018
Tweet-science: Priscila S. Rothier
Artigo original: Human influence on the seasonal cycle of tropospheric temperature # Revista Science (Jul/2018). Autores: B. D. Santer, S. Po-Chedley, M. D. Zelinka, I. Cvijanovic, C. Bonfils, P. J. Durack, Q. Fu, J. Kiehl, C. Mears, J. Painter, G. Pallotta, S. Solomon, F. J. Wentz, C. Zou.
(Editoração: Gabriela Duarte, Fernando Mecca e Caio Oliveira)