Image default

Desvendando a distribuição dos seres vivos

#Ciência et al. (Conteúdos repletos de informações científicas)

Fatores, processos e histórias por trás da biodiversidade global

Nesse vídeo explora-se como a biogeografia revela os segredos por trás da distribuição das espécies no planeta, unindo histórias geológicas do passado, como a separação dos continentes, aos fatores ecológicos atuais.

Além disso, os movimentos tectônicos, como a deriva continental, criaram barreiras naturais que moldaram a evolução das espécies ao longo de milhões de anos.

Assim, desde a Pangeia até as barreiras geográficas modernas, a biogeografia mostra como eventos passados e condições atuais definem a biodiversidade que conhecemos hoje.

 

Colaboração:

Bruna Possignolo Favero

Bruna é graduanda de bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas na FFCLRP. É aluna de Iniciação Científica no Laboratório de Imunologia, no qual estuda a expressão de proteínas em bactérias para tratamento de micose. Possui interesses em imunologia e biologia molecular.

 

Gustavo Furtado Pereira

Gustavo  é graduando de bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Com interesse nas áreas de Biologia Molecular e Embriologia, é focado em compreender processos celulares e moleculares em contextos de pesquisa científica.

 

Isabelli Assumpção Ferreira Vianna

Isabelli é graduanda de bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP – USP). Atualmente aluna de Iniciação Científica no Laboratório de Ecologia e Conservação (LAEC), estagiária do Bosque Zoológico Fábio Barreto e membro da Empresa Júnior “Biocenos Jr. – Soluções Ambientais.

 

Júlia Marconato

Júlia é graduanda de Ciências Biológicas, cursando bacharelado e licenciatura na FFCLRP. É aluna de Iniciação Científica na área de metagenômica e biotecnologia, as quais são suas áreas de interesse.

 

Lívia Maciel Santana

Lívia é graduanda em Ciências Biológicas, aluna de Iniciação científica na área de taxonomia de isópodes parasitas. Suas áreas de interesse incluem biologia marinha, conservação e educação ambiental, com destaque para a valorização de espécies pouco exploradas por pesquisadores.

 

Melina Basso Maran

Melina é estudante de Ciências Biológicas do sexto período da Universidade de São Paulo. Entre as áreas que mais lhe interessam estão a citogenética e a mutagênese, com ênfase na relação entre diabetes e Alzheimer.

 

Raissa Raminelli Rezende

Raissa é estudante de Ciências Biológicas, cursando bacharel e licenciatura pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP – USP). Entre as áreas que mais lhe interessam estão imunologia, genética, oncologia e biologia celular e molecular.

 

Referências:

Livro “Biogeography”, de autoria de Brown, J. H.; Lomolino, M. V., publicado pela editora Sinauer Associates em 1998. 2ª ed.

Livro “Biogeography”, de autoria de Lomolino, M. V.; Riddle, B. R.; Whittaker, R. J.; Brown, J. H., publicado pela editora Sinauer Associates em 2017. 5ª ed.

Livro “Biogeography: An Ecological and Evolutionary Approach”, de autoria de Cox, C. B.; Ladle, R. J.; Moore, P. D., publicado pela editora Wiley-Blackwell em 2016. 9ª ed.

 

(Editoração: Camilla Nogueira e Nathália A. Khaled)

Postagens populares

Além do que podemos ver!

IDC

Castração de animais domésticos: um ato de amor capaz de preservar os direitos e o bem-estar animal

IDC

Era do Gelo e as imprecisões biogeográficas: um olhar divertido sobre ciência e cinema

IDC

Você conhece a Tristeza Parasitária Bovina?

IDC

Risco eletrostático e sua prevenção

IDC

Antibióticos fortalecem bactérias?

IDC