Image default

Equipamento movido a energia solar gera água potável e luz

#Farol de Notícias (Atualidades científicas que foram destaque no jornalismo da semana)

Claraboia solar permite dessalinizar a água do mar usando energia solar, culminando na produção de água potável e luz

 

O equipamento chamado de “Solar Desalination Skylight” foi desenvolvido por um designer da Nova Zelândia, Henry Glogau. Esse dispositivo consiste em um destilador (máquina que executa um processo de separar os componentes ou substâncias de uma mistura líquida usando fervura seletiva e condensação) solar portátil que gera luz ambiente natural e água potável a partir de água do mar.

O equipamento é finalista do prêmio Lexus Design Award 2021 e sua invenção tem tido grande repercussão. Esse concurso motiva os participantes a desenvolverem soluções que antecipem as necessidades humanas, usando estratégias de inovação e design com o objetivo de moldar um futuro melhor para as próximas gerações. O sucesso da premiação vai de acordo com o impacto positivo na sociedade humana.

energia
Imagem: Henry Glogau – Discover Lexus/Reprodução Socientifica

O funcionamento do equipamento consiste em dessalinização movida a energia solar, promovendo a evaporação da água do mar, a qual é canalizada para a claraboia em forma de tigela durante o dia,  enquanto que a energia do sol é captada e usada para iluminar as casas à noite e destilar a água salgada do mar em água potável.

‘Portable Solar Distiller, é uma solução de baixa tecnologia que utiliza a luz solar para destilar água poluída e do mar. O design portátil mescla a produção de recursos locais com a arquitetura da comunidade, proporcionando água doce e um local de encontro à sombra. Uma estrutura leve e versátil configurável de diferentes maneiras e materiais, adaptando-se aos ambientes locais e às necessidades do usuário. ‘ – Henry Glogau. Vídeo em inglês com legenda automática em português. Fonte: Youtube

Com o “Solar Desalination Skylight” é possível um morador de uma casa contendo a tecnologia extrair água potável de uma torneira na base da Skylight. Durante a noite, a sobra de sal gera uma carga elétrica que serve para alimentar uma luz difusa. Esse projeto ganhou destaque em sites de engenharia por sua alta aplicabilidade, sendo uma solução prática e de baixo custo para aproveitar os recursos e tratar de questões básicas que as pessoas enfrentam. Você pode saber mais sobre essa iniciativa sustentável no link acima.

 

Colaboração: Iasmin Cartaxo Taveira sobre a autora

Iasmin Taveira queria ser cientista desde criança e acredita que tornar o conhecimento acessível é o melhor jeito de promover desenvolvimento social. É Biotecnologista pela UFPB e faz mestrado em bioquímica na FMRP/USP.

 

Fontes e mais informações sobre o tema:

Site Prêmio Lexus de Design https://www.lexus.com.br/pt/discover-lexus/lexus-design-award.html

Matéria no site SoCientifica, intitulada “Claraboia solar de dessalinização fornece iluminação gratuita e água potável”, publicado em 21/09/2021. https://socientifica.com.br/claraboia-solar-de-dessalinizacao-fornece-iluminacao-gratuita-e-agua-potavel/

Matéria no site Engenharia É, intitulada “Claraboia solar de dessalinização fornece iluminação gratuita e água potável”, publicado em 21/09/2021. https://engenhariae.com.br/editorial/energia-verde/claraboia-solar-de-dessalinizacao-fornece-iluminacao-gratuita-e-agua-potavel

Postagens populares

Nova organela descoberta em algas permite a fixação de nitrogênio

IDC

Como o cérebro regula as emoções?

IDC

As galinhas também têm sentimentos!

IDC

Cientistas descobrem a origem do medo no cérebro

IDC

Vaca modificada geneticamente produz insulina no leite

IDC

Cientistas conseguem formar óvulo a partir de célula da pele

IDC