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O que os estudantes brasileiros pensam sobre o oceano?

#Ao seu alcance (Artigos científicos em linguagem simplificada)

Destaques
● Peixe, água e tubarão são as palavras mais associadas a mares e ao oceano;
● Crianças que moram distantes da costa não veem relação do oceano com seu dia-a-dia;
● Resultados ressaltam a importância da abordagem do tema Oceano nas escolas e autores indicam materiais didáticos que podem auxiliar esta abordagem.

Os oceanos têm sofrido transformações e degradações que se mostram, em muitos casos, irreversíveis. Conhecer esse ambiente é o primeiro passo para ações efetivas de conservação e preservação.

E o que os estudantes brasileiros pensam sobre os ambientes marinhos e costeiros?

Para responder essa pergunta, os pesquisadores brasileiros Grace Alves, Simone Martorano, Thiago Antunes-Souza e Renata Alitto (vinculados à Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP e Universidade de São Paulo – USP) se reuniram e propuseram um questionário como metodologia de estudo.

O questionário continha três perguntas abertas e foi aplicado para 299 estudantes na faixa etária entre 13 e 16 anos regularmente matriculados no 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental de duas escolas localizadas no estado de São Paulo.

A primeira questão foi a seguinte: Ao pensar nos mares e oceanos, quais são as seis primeiras palavras que vem à sua mente? Para analisar os resultados, os autores montaram uma nuvem com as palavras mais citadas pelos estudantes (Figura 1).

oceano
Nuvem de palavras produzida a partir das respostas dos alunos na 1ª questão: Ao pensar nos mares e oceanos, quais são as seis primeiras palavras que vem a sua mente?. Descrição expandida: a imagem mostra palavras coloridas que foram mais citadas pelos estudantes (ordem decrescente – mais citada para a menos citada): Peixe em azul escuro; Água em rosa; Tubarão em roxo; Animais marinhos em verde claro; Ondas em azul claro; Praia em verde escuro; Baleias em laranja; Barco em cinza; Poluição em vermelho; Azul em amarelo; Tsunami em azul claro; Paz em roxo; Sal em vermelho.

Das 13 palavras mais citadas pelos estudantes, apenas quatro são seres vivos – em ordem do mais para o menos citado: peixe, tubarão, baleias, e animais marinhos. Dentre os elementos não-vivos, os quatro mais frequentes são água, praia, barco e ondas.

O fato de “peixes” ser a palavra mais citada pelos estudantes pode ser consequência da utilização de livros didáticos que retratam essa palavra de forma mais recorrente. Um exemplo é o estudo publicado por Calegari, Santana, Soares e Franzolin no qual os autores caracterizam, por meio de estatística básica e interpretação qualitativa, como a biodiversidade é abordada em uma coleção de livros didáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Os autores concluíram que “peixes” é o 4º ser vivo mais mencionado na coleção de livros analisada com 9,68% de 527 menções. Os outros três seres vivos mais mencionados são mamíferos (25,43% das menções), artrópodes (18,98% das menções) e aves (15,94% das menções). Segundo os autores, grupos exclusivamente marinhos, como cnidários, equinodermos e poríferos têm pouca menção, 3,8%, 2,09% e 0,19%, respectivamente.

 

A segunda questão foi: Existe alguma relação entre seu dia a dia e os mares e os oceanos? Justifique.

Os autores dividiram as respostas em dois grupos: 1) estudantes que responderam SIM e 2) estudantes que responderam NÃO, conforme tabela abaixo.

2ª Questão: Existe alguma relação entre seu dia a dia e os mares e os oceanos? Justifique.
Justificativas para o SIM Justificativas para o NÃO
15% dos alunos conhecem a relação entre mares e oceanos e o seu cotidiano.

O restante dos alunos demonstrou uma percepção romantizada relacionada à paz e à tranquilidade transmitida pelo mar ou citaram a obtenção de alimentos e outros recursos como justificativa para exemplificar a relação entre mares, o oceano e seu cotidiano.

Cerca de 61% dos alunos não entendem a relação entre os mares e os oceanos e o seu cotidiano porque moram em cidades onde não há litoral.

 

 A terceira questão foi: O que você aprendeu em sua escola sobre mares e oceanos?

Pela análise das respostas dos estudantes podemos observar que 31% (100 estudantes) indicaram que aprenderam na escola sobre sua localização, tipos de oceanos, sua extensão, profundidade e composição química. Contudo, 19,2% (62 estudantes) afirmaram que não tiveram contato com esse conteúdo nas aulas. Um aspecto relevante é que ao serem questionados quanto aos conteúdos aprendidos, o grupo de estudantes, em sua maioria, recorrem à disciplina de geografia e não à de ciências. Tal fato pode ser uma das razões da carência de respostas relacionadas à vida marinha nesses ambientes, que ocorreram com apenas 14% (45 estudantes). Veja mais na tabela abaixo:

Respostas dos estudantes Quantidade de respostas
Quantidade de água (em relação à terra), propriedades (densidade), profundidade, extensão, salinidade e composição química. 65
Não aprendeu ou esqueceu. 62
Temas relacionados ao meio ambiente (conservação, poluição, tratamento) 55
Sobre a vida nos oceanos (algas, peixes, recifes e outros) 46
Que existem vários mares e oceanos (citam o nome de algum mar ou oceano) 30
Atividades humanas (lazer, transporte, utilidade, economia, alimento) 15
Que é desconhecido em grande parte ainda 13
Apontam diferenças entre mar e oceanos 8
Tsunamis, perigos do mar 8
Sobre a influência da lua nas marés 3
Outros 17
TOTAL 322

Os autores observaram o alto número de respostas dos estudantes relacionadas ao meio ambiente (conservação, poluição, tratamento) – 17% (55 respostas). Porém, como conservar algo que não se conhece? De acordo com a Dra. Sylvia Earle, uma das oceanógrafas mais influentes do mundo e presidente do projeto “Missão Azul”, a maior ameaça ao oceano e, portanto, a nós mesmos, é a ignorância. Assim, conhecer o oceano é uma etapa fundamental para os estudantes terem ações efetivas de conservação.

Para que isso aconteça, os autores enfatizam a necessidade de utilização de materiais didáticos adequados para abordar a temática do oceano em sala de aula. Abaixo, a relação de alguns materiais disponíveis em https://biota.fe.usp.br/ e produzidos por pesquisadores vinculados ao projeto temático “BIOTA-FAPESP na educação básica: possibilidades de integração curricular”, sob coordenação dos Professores Nelio Bizzo e Paulo Sano, ambos da USP:

  1. Sequência didática “A Baía do Araçá está morta?”: produzida a partir de dados do projeto temático Biota-FAPESP Araçá “Biodiversidade e funcionamento de um ecossistema costeiro subtropical: subsídios para gestão integrada”. Autores: Grace Alves, Simone Martorano e Renata Alitto.
  2. Material de apoio para professores “O aumento da acidificação oceânica e seu impacto na biodiversidade marinha”. Autores: Isabella Bertini, Beatriz Herrera e Renata Alitto.
  3. Material de apoio “Porifera vs Tunicata: animais muito parecidos”. Autores: Gabriel Rodrigues da Silva, Sofia Marcela Morro Pozo e Renata Alitto. 

Já estamos no quarto ano da Década da Ciência Oceânica (2021-2030) e muitas ações ainda precisam ser feitas para alcançar o Objetivo 14 da Agenda 2030 “Vida na Água”. Uma das maneiras mais eficientes de alcançarmos esse objetivo é por meio da Educação de Qualidade (Objetivo 4) proporcionando materiais adequados aos nossos alunos e professores sob a temática Oceano. 

E você? Qual a sua relação com o oceano? No dia 08 de junho, Dia Mundial do Oceano, te convidamos a pensar sobre isso. Conta mais pra gente!

 

tubarões

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Colaboração: 

Grace Alves sobre a autora

Graduada em Ciências com habilitação em Química pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), mestre em ensino de ciências e matemática pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e professora da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Renata Alitto sobre a autora

Renata é bióloga, com mestrado e doutorado em taxonomia de equinodermos. Fez pós-doutorado na Faculdade de Educação/USP e atualmente é professora de Ciências e Biologia da educação básica. Seu foco é integrar atividades de pesquisa, ensino e extensão aliando educação a conhecimentos biológicos para tocar pessoas e fomentar ações de conservação e sustentabilidade dos oceanos.

Simone Martorano sobre a autora

Possui graduação em engenharia química pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), graduação em licenciatura em química – Faculdades Oswaldo Cruz, mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo, doutorado em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo e Pos-doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor Adjunto IV da Universidade Federal de São Paulo..

Thiago Antunes-Souza sobre o autor

Thiago é licenciado em Química e doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. É professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo e professor colaborador da Universidade Estadual de Campinas. Atua com projetos de ensino, pesquisa e extensão na área de formação de professores de Ciências, em especial, professores de Química.

 

Artigo Original:

O texto apresentado é uma adaptação do artigo “Middle school students’ perception of marine and coastal environments”, publicado pela revista Journal of Biological Education em março de 2024, de autoria de Alves, G. et al. O artigo original pode ser acessado em https://doi.org/10.1080/00219266.2024.2320105.

 

(Editoração: Fernando F. Mecca)

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