Image default

Nova tecnologia pode reduzir emissão de CO2 na produção de componentes eletrônicos

O aumento de CO(gás carbônico) na atmosfera é o maior causador do aquecimento global pelo qual estamos passando. Cientistas de diversas áreas apontam que é necessário reduzir drasticamente nosso uso de combustíveis fósseis, como carvão e derivados de petróleo, para evitar esse problema. Porém, com uma descoberta estamos mais próximos de conseguir recuperar o carbono mandado à atmosfera em forma de CO2. Esse processo de recuperação do carbono atmosférico é chamado “emissão de carbono negativa”. Utilizando uma liga combinando os metais gálio, índio e estanho, e adicionando nanopartículas de cério, cientistas conseguiram produzir uma reação química que transforma CO2 em carbono sólido, utilizando uma pequena quantidade de energia elétrica, que pode se sustentar por um período longo. Outras reações similares conhecidas anteriormente tinham desvantagens enormes como a necessidade de uso de muita energia para elevar a temperatura, ou a formação de carbono em torno do catalisador, evitando que o CO2 continuasse entrando em contato com este e formando mais carbono. Nesta nova reação, entretanto, as folhas de carbono que se formam acabam afastando-se do centro da reação, acumulando-se no fundo e laterais do recipiente, o que permite que mais CO2 seja convertido. Realizar processo em escala grande o bastante para reverter o aquecimento global talvez seja impossível, mas combinada com fatores econômicos, este tipo de tecnologia pode ser uma saída interessante para a produção de componentes eletrônicos que usam carbono, com o bônus de reduzir a quantidade de gás carbônico na atmosfera.

Figura: Após injetar CO2 em uma liga metálica e uma pequena descarga elétrica (passo 1), uma sequência de reações acontece (ainda desconhecidas, porém hipotetizadas como cerca de 4 ou 5 reações, aqui representadas pelos passos 2, 3, e 4) de modo a formar folhas de carbono sólido que se afastam do centro da reação. Imagem: modificada de Esrafilzadeh et al., 2019.

 

Tweet-science: Fernando F. Mecca

sobre o autor

Artigo original: Revista Nature Communications (Fev/2019) # Room temperature CO2 reduction to solid carbon species on liquid metals featuring atomically thin ceria interfaces. Autores: D. Esrafilzadeh, A. Zavabeti, R. Jalili e colaboradores.

(Editoração: Gabriela Duarte, Priscila Rothier,  André Pessoni e Caio Oliveira)

Postagens populares

Mudanças climáticas fazem tartarugas marinhas verdes botarem ovos mais cedo

IDC

Como o salgadinho do mercado pode alterar o seu cérebro?

IDC

Filtro com esponja de ossos de lula auxilia a remover microplásticos da água

IDC

Enzima que quebra celulose de uma maneira nova é descoberta

IDC

Fungo recém-descoberto controla aranhas da caverna

IDC

Inteligência artificial é capaz de se autorreplicar! Cientistas se alarmam para o surgimento de IAs rebeldes

IDC