#Explore outras ilhas (Outras fontes de conhecimento que sugerimos você conhecer)
A Frontiers for Young Minds é uma revista científica revisada por crianças!
Sobre Categoria: Revista Eletrônica Título: Frontiers for Young Minds Ano de publicação/criação: 2013 Editora: Frontiers |
Frontiers for Young Minds é uma revista científica com uma característica única. Mas para entender isso, é preciso entender revistas científicas em geral.
Revistas científicas são publicações que trazem artigos acadêmicos, feitos por cientistas e pesquisadores que submetem seus trabalhos escritos para a revista analisar e posteriormente publicar. Durante este percurso, ocorre a revisão por pares, que é considerada uma importante parte do processo científico, na qual a revista que recebe um artigo envia este para outros pesquisadores da área avaliarem se o texto está bem escrito e se a pesquisa foi desenvolvida de forma apropriada. Só depois deste processo de aprovação por outros cientistas é que de fato um artigo é publicado. Essas revistas costumam ter uma linguagem muito formal e técnica, já que seus artigos geralmente são escritos para outros especialistas da mesma área.
Mas este não é o caso da Frontiers for Young Minds. Esta é uma revista dedicada a crianças e adolescentes. Para isso, eles inovaram e foram além de simplesmente mudarem a linguagem: a revista inclui seu público-alvo no seu processo editorial. Os editores da Young Minds selecionam descobertas que julgam interessantes ou importantes, publicadas em outros periódicos, e convidam os autores a escreverem para um público mais jovem. O artigo resultante disso passa por um novo processo de revisão, mas desta vez ele será julgado por crianças de 8 a 15 anos (com ajuda de um mentor científico experiente, é claro). Essas crianças darão um retorno ao autor sobre como o texto pode ser melhorado, para ser mais compreensível ou mais interessante ao público-alvo final. Assim, os textos encontrados na Young Minds não são só pensados para crianças, como somente são publicados com aval delas! Além de novas descobertas, a revista publica também conceitos centrais (Core Concepts, no inglês), ou seja, temas julgados essenciais para que os jovens consigam entender ciência de uma forma geral.
Os artigos podem ser acessados gratuitamente no site https://kids.frontiersin.org/. Infelizmente, a publicação não tem versão traduzida para o português. Mas fique de olho, pois em breve nós da Ilha do Conhecimento começaremos a traduzir alguns de seus artigos para que você, leitor do nosso conteúdo, também possa prestigiar!
Colaboração: Fernando Figueiredo Mecca sobre o autor
Biólogo, mestre em neurociências e atualmente doutorando. Estuda os efeitos de antidepressivos sobre sinais elétricos de áreas específicas do cérebro. Tem também interesse em evolução, ensino de ciências e divulgação científica.
- Quer ser o próximo autor colaborador do Ilha do Conhecimento? Participe!
- Não perca mais nenhuma postagem: Acompanhe nosso projeto nas redes sociais!
(Editoração: Fernando Mecca e Loren Pereira)