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A ciência no museu

#Ciência et al. (Conteúdos repletos de informações científicas)

O museu é para divulgar ciência e para você interagir, brincar e aprender!

DESTAQUES:
• Os museus são espaços sociais que possuem histórias, linguagens, relações educativas e pedagógicas próprias;
• O museu pode ser visto como um espaço de pertencimento do ato de aprender, divulgar e brincar;
• A sinergia entre os espaços formais e não formais de ensino colabora para que a sociedade se torne mais informada e participativa.

Os museus são espaços sociais que possuem histórias, linguagens, relações educativas e pedagógicas próprias que são interpretadas e se completam na sua essência, o que se torna crucial no processo de alfabetização e letramento científico. A importante relação museu-universidade-escola permite a aproximação entre seres humanos, conhecimento acadêmico e objetos de experimentação ou culturalmente reconhecidos. 

Nesse sentido, a apropriação do museu pela comunidade escolar e acadêmica amplia a visão de mundo dos alunos e futuros profissionais que se especializam na universidade, e proporciona novas experiências de formação e popularização científica.

Essa sinergia entre os espaços formais e não formais, principalmente quando associada à educação científica em ambiente escolar, pode colaborar para que a sociedade se torne mais informada e participativa. No entanto, deve haver também um esforço para estimular esse processo nos ambientes não escolares, como museus e atividades de caráter museal temporário ou itinerantes, com a proposta de estabelecer um espaço dedicado à relação museu/escola.

Além de proporcionar a oportunidade de experimentação e imersão na cultura, ciência e tecnologia (CTS, na sigla em inglês), essas práticas são capazes de articular uma relação científica através de múltiplas linguagens. A prática científica interdisciplinar, associando os espaços e integrando, além dos conhecimentos, vivências, experiências e habilidades inerentes à essa prática, permite o desenvolvimento do pensamento lógico e de momentos de investigação, convergindo para o desenvolvimento das capacidades de observação, reflexão, criação, discriminação de valores, julgamento, comunicação, convívio, cooperação, decisão e ação, sendo esses objetivos do processo educativo.  

museu
Figura 1. Experimentação Lúdica Científica na Exposição Eletricidade do Museu da Indústria de Fortaleza-CE. Fonte: Acervo pessoal da autora.

O museu integrado à ciência e ao lúdico faz com que o indivíduo, criança, adulto ou idoso, conheça e absorva as estruturas mais antigas das experiências humanas. Neste sentido, o brincar científico permite maior contato com as fontes criadoras da poesia, dos sentidos, do mito e dos sonhos e torna os museus, além de espaços históricos e de memórias, um local de descobertas científicas sobre o mundo e sobre nosso papel no mundo. Assim, o museu não é um lugar apenas de aprendizado sobre a cultura, mas sim um espaço que permite que as pessoas sintam o mundo com intimidade do seu ser e como o ser do mundo.

 

Colaboração:

Charlline Vládia Silva de Melo sobre a autora

museuCharlline é divulgadora científica e pesquisa Educação Museal e Jogos para o Ensino Interdisciplinar, tem doutorado em ensino, mestrado em microbiologia, graduação em Pedagogia e Ciências Biológicas, sendo especialista em docência, tutoria, ensino superior à distância e bioquímica e biologia molecular. Também é membro da rede de educadores em museus (REM), do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências (GEPENCI) e coordenadora em projetos de proteção ambiental no INVIPA e de divulgação científica (Instituto Nexos e CELULA-UFC) e atua como docente em diferentes níveis de formação.

 

Referências:

Artigo científico intitulado “Interfaces na relação museu-escola”, publicado na revista Caderno Brasileiro de Ensino de Física em 2001, de autoria de Marandino, M.

Artigo científico intitulado “Cultura, fenômenos sociais e currículo do Ensino Superior: articulações via museu e universidade”, publicado na revista Cadernos de Sociomuseologia em 2020, de autoria de Pasqualucci, L.

Capítulo intitulado “O Museu como espaço não formal de educação e sua potencialidade interdisciplinar para o ensino”, de autoria de Melo, C.V.S. e colaboradores, publicado no livro “Divulgação Científica – articulando ciência, tecnologia e sociedade”, organizado por Wenceslau, E.C., Da Ponte, M.L., Scarpelli, T.P., publicado pela editora Reconecta soluções educacionais em 2023. 1ª ed.

Capítulo intitulado “O Museu do Brinquedo: território do Brincar e da preservação do patrimônio lúdico material e imaterial”, de autoria de Almeida, M.T.P., publicado no livro “Brincar, cuidar e educar”, organizado por Sakamoto, C.K. e Campos, M.C.M., publicado pela editora Gênio Criador em 2021. 1ª ed.

(Editoração: Eduardo Borges, Fernando F. Mecca e Nathália Khaled)

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