Image default

Reprodução assistida: há um limite para a tecnologia? – Pint of Science

As técnicas de reprodução assistida estão em constante aprimoramento e são cada vez mais usadas para o tratamento da infertilidade. Contudo, surgem questões éticas, morais e de biossegurança sobre os procedimentos, somadas à falta de consenso na legislação e parâmetros jurídicos específicos. Essas questões foram debatidas pelos integrantes do Ilha do Conhecimento, Eduardo D. Borges, Fernando F. Mecca e Viviane P. Santana, durante a edição desse ano do evento Pint of Science em Ribeirão Preto (SP), que ocorreu no dia 24 de maio, na cervejaria Lundivulgaçãd.

Imagem: Ilha do Conhecimento

“O tema é muito interessante e necessário para o esclarecimento da sociedade, já que hoje o assunto é discutido de maneira mais frequente em programas de televisão, sites, novelas, mas poucas vezes tem a abordagem correta ou explicação necessária.”

Eduardo Vidal, coordenador Pint of Science – Ribeirão Preto (SP) 

Imagem: Ilha do Conhecimento

Durante a apresentação foi feita discussão com o público sobre casos curiosos e polêmicos, abordando assuntos desde barriga de aluguel e doação de gametas, até notícias mais recentes sobre edição genética de embriões e suas implicações.

Imagem: Ilha do Conhecimento

“A apresentação conseguiu ao mesmo tempo ser bastante didática e participativa. As explicações ajudaram uma parcela do público presente não familiarizado com o assunto entender o “funcionamento” científico das técnicas de reprodução, a importância das pesquisas realizadas nos laboratórios e no âmbito universitário brasileiro e mundial, além de proporcionar ferramentas para uma análise de falsas promessas ou situações onde a falta de ética profissional conduziu a erro.”

Eduardo Vidal, coordenador Pint of Science – Ribeirão Preto (SP)

Imagem: Ilha do Conhecimento

O Pint of Science, que ocorre anualmente em diversas cervejarias pelo país e o mundo, tem o objetivo de divulgar e popularizar a ciência, levando especialistas de diversos assuntos para a conversa com a sociedade fora do ambiente das universidades e laboratórios. Em Ribeirão Preto, o evento é promovido pelo Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA-RP/USP), e os Centros de Terapia Celular (CTC) e de Estudos em Doenças Inflamatórias (CRID).

Imagem: Ilha do Conhecimento

“Uma das características mais interessantes do Pint of Science é a oportunidade que ele proporciona ao público de conhecer temas completamente diferentes em três dias. No caso da Cervejaria Lund, onde foi realizada a apresentação do Ilha do Conhecimento, nos dois dias anteriores os assuntos debatidos foram a manutenção da democracia e as pesquisas na área da comunicação e publicidade. Essa é a ideia do evento e acredito que por isso estamos na quinta edição no Brasil, com 85 cidades, e nos consolidamos como o maior evento de divulgação científica do mundo. A apresentação do Ilha do Conhecimento abrilhantou e contribuiu para mais um passo a caminho de uma divulgação científica de qualidade e principalmente acessível a população em geral.”

Eduardo Vidal, coordenador Pint of Science – Ribeirão Preto

Imagem: Ilha do Conhecimento

Procure e participe do Pint of Science em sua cidade! Venha discutir e aprender sobre ciência da melhor maneira: em uma mesa de bar!

 

Ciência et al: Viviane Paiva Santana

sobre a autora

(Editoração: Eduardo Borges, André Pessoni e Caio Oliveira)

Postagens populares

Cannabis sativa: da extração de óleos essenciais à utilização na indústria têxtil

IDC

Do encantamento à conservação: como nós interagimos com a natureza?

IDC

Grupos Sanguíneos Raros

IDC

O que os patos e a Fórmula 1 têm em comum?

IDC

Conheça a biorremediação do petróleo pela Pseudomonas aeruginosa

IDC

O melhor da ciência em 2023

IDC