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UPVacina, Gaming Club e Plague Inc. explicam: como e quando uma doença é erradicada?

Discutindo e aprendendo sobre pandemias através de uma live de jogo

Destaques:
Plague Inc. é um jogo que simula a evolução e o espalhamento de uma doença;
– Em uma live do jogo, diferentes tópicos cercando a disseminação de um vírus serão discutidos;
– Este pode ser um método alternativo, mais dinâmico e informal de se informar;
– A live ocorrerá dia 03 de setembro, às 19:00h.

#UPVacina
#UniãoPróVacina

 

Em tempos de pandemia bate a curiosidade: como é possível uma doença se espalhar tão facilmente pelo mundo todo? Quais características essa doença tem para que contagie um número tão grande de pessoas? Será que é possível achar a cura para uma doença que se espalha tão rápido?

A União Pró-Vacina (UPvacina), em parceria com a entidade estudantil Gaming Club, resolveu responder a essas perguntas de uma maneira diferente e mais divertida: jogando ao vivo uma partida de Plague Inc. no dia 03 de setembro!

Jogo de simulação de doenças Plague Inc. Imagens: Ndemic Creations.

O Plague Inc. (https://www.ndemiccreations.com/en/22-plague-inc) é um jogo de simulação estratégica em tempo real, em que o jogador desempenha o papel de um patógeno e seu objetivo é dizimar a população mundial. Desenvolvido pelo estúdio de jogos independente Ndemic Creations (Reino Unido), em 2012, Plague Inc. foi vice-campeão do IGN Game of the Year 2012 na categoria de ‘Melhor Jogo de Estratégia Global’. O cenário atual de uma pandemia na realidade, e a possibilidade de enxergar isso dentro do jogo, levaram ao aumento exponencial da quantidade de vendas do jogo a partir de janeiro, se tornando um dos aplicativos mais baixados nas plataformas (mais de 85 milhões de vezes, com um aumento de 123% desde o início da pandemia de COVID-19). 

O jogo possui um caráter extremamente ilustrativo acerca de parâmetros como o desenvolvimento de sintomas clínicos e a transmissão, com um plano de fundo bastante realista em forma de um mapa mundial. O jogador pode jogar com muitos tipos diferentes de patógenos, cada um com suas próprias vantagens e desvantagens, que influenciam as decisões de progressão da doença.  No entanto, há uma pressão de tempo para completar o jogo antes que os cientistas, o oponente, desenvolvam uma cura para a praga.

Durante a partida ao vivo (no dia 03/09), os jogadores Rafael Neri e Rafael Denis irão discutir conceitos científicos associados ao contexto de uma pandemia de uma doença infecciosa, além de interagir em tempo real com o público, fazendo paralelos com a pandemia de Covid-19. Há uma enorme relevância em trazer esses pontos a fim de informar o público, evitando, por exemplo, a disseminação de fake news, que trazem consequências negativas e prejudicam a saúde pública. Fazer isso de forma mais dinâmica e acessível é fundamental para se atingir diferentes públicos, já que a publicação de artigos científicos em periódicos, palestras de especialistas e afins não são suficientes para alcançar toda a população.

A partida acontecerá no dia 03 de setembro de 2020, a partir das 19 horas, pela  streaming da Gaming Club: https://www.twitch.tv/gamingclubusp

Realização: UP Vacinas e Gaming Club.

Apoio: Instituto de Estudos Avançados da USP de Ribeirão Preto, Ilha do Conhecimento, Vydia Academics, Sirius Biotecnologia Jr., Biocenos Jr., Centro Estudantil da Biologia e CIA do Riso USP RP. 

Especial “UPVacina”: Nathalia Pereira

                                      Robson Amaral

                                      Leonardo Mizoguti

                                      Rafael Denis

 

Conheça o projeto do qual o Ilha do Conhecimento é parceiro
(website ou Facebook)

 

(Editoração: Fernando Mecca, Beatriz Spinelli e Caio Oliveira)

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