Image default

Uma mão lava a outra

Como bactérias do seu intestino protegem seu organismo contra vírus oportunistas

Destaques:
– “Dividimos” nosso corpo com trilhões de outros organismos, incluindo bactérias, vírus e fungos;
– Nos últimos anos, cientistas vêm mostrando que parte dessa biodiversidade contribui positivamente para o funcionamento do nosso corpo;
– Bactérias da microbiota impedem que vírus oportunistas invadam nosso intestino e causem diarreia.

Quando criança, é comum que pais e avós falem sobre a importância de se comer frutas e verduras. Quando adultos, a vida sempre quer nos levar para comidas rápidas, práticas e totalmente calóricas, cheias de açúcar, gordura e conservantes. Em contrapartida, nosso lado “natureba” propõe que voltemos à dieta da vovó e cuidemos melhor da nossa flora intestinal, também conhecida como microbiota.

Em primeiro momento, soa um pouco assustadora a ideia de que “dividimos” nosso corpo com trilhões (sim, você leu certo!) de outros organismos (incluindo bactérias, vírus e fungos). Atualmente, sabemos que a microbiota não se restringe ao intestino: encontramos organismos na pele, na placenta, nas glândulas mamárias, na saliva, no líquido seminal e em diversos lugares.

Seria bastante ingênuo da nossa parte imaginar que toda essa biodiversidade está residindo em nós por milhões de anos, sem exercer qualquer função. Nos últimos anos, cientistas vêm mostrando justamente o contrário: a microbiota intestinal, por exemplo, atua na digestão de nutrientes, produz moléculas que avisam células do corpo quando existe algum problema e dificultam a chegada de organismos oportunistas ingeridos junto com os alimentos, até as células do intestino.

Em um estudo publicado recentemente, foi demonstrado que bactérias da microbiota impedem que vírus oportunistas invadam nosso intestino e causem diarreia. Sim, as bactérias da sua microbiota estão impedindo que outros organismos deixem você doente! Talvez tenhamos aberto a nova janela que mostrará que evoluímos com esses microrganismos (e eles evoluíram conosco), de tal maneira que eles acabam exercendo um papel de células “nossas”. Na próxima vez que sua avó falar que você precisa se alimentar melhor, lembre-se que boa parte de seu corpo está totalmente de acordo!

Colaboração: Gustavo Gastão Danzo

sobre o autor

Fontes consultadas:

– Revista Cell (Out/2019) # Segmented filamentous bacteria prevent and cure rotavirus infection. Autores: Z. Shi, J. Zou, Z. Zhang, e colaboradores.

(Editoração: Vinicius Anelli, Priscila Rothier e Caio Oliveira)

Postagens populares

Cannabis sativa: da extração de óleos essenciais à utilização na indústria têxtil

IDC

Do encantamento à conservação: como nós interagimos com a natureza?

IDC

Grupos Sanguíneos Raros

IDC

O que os patos e a Fórmula 1 têm em comum?

IDC

Conheça a biorremediação do petróleo pela Pseudomonas aeruginosa

IDC

O melhor da ciência em 2023

IDC