#Explore outras ilhas (Outras fontes de conhecimento que sugerimos você conhecer)
O e-book, de download gratuito, orienta os pesquisadores iniciantes no caminho da pesquisa científica
Sobre Categoria: E-book Título: Estrutura lógica de organização da pesquisa científica: Texto básico para auxiliar pesquisadores Autora: Luciana Cristina de Souza Ano de publicação: 2020 Editora: Editora UEMG Páginas: 157 |
O e-book “Estrutura Lógica de organização da pesquisa científica”, escrito pela Profª Drª Luciana Cristina de Souza, professora do Mestrado em Relações Econômicas e Sociais da Faculdade de Direito Milton Campo e da Faculdade de Políticas Públicas da UEMG, foi lançado em 2020 com o intuito de orientar e auxiliar os pesquisadores iniciantes no percurso da pesquisa científica. Pensando na sua própria caminhada como pesquisadora e nas demandas de seus orientandos de graduação e pós-graduação, a autora faz uma compilação das bases fundamentais da estrutura lógica que são utilizadas na estruturação do pensamento científico, escrevendo um manual de introdução à pesquisa, com ferramentas para alunos e professores que não possuem uma bagagem extensa na investigação científica, porém precisam de um apoio na construção desse conhecimento.
Para facilitar o entendimento dessa lógica, Luciana cita exemplos de diferentes áreas do conhecimento e reúne informações sobre registro de dados, direitos autorais, links que se pode acessar, organização de um protocolo de pesquisa básico, dentre outras. O e-book começa com a definição dos conceitos fundamentais dentro da pesquisa científica – epistemologia, conhecimento, paradigma, teoria, construto, parâmetro – e trata também sobre a construção do raciocínio lógico a partir de Aristóteles, Thomas Kuhn e outros autores. Essas questões são importantes para que o pesquisador iniciante saiba diferenciar um trabalho científico em relação a outras formas de adquirir saber.
Em seguida, a autora apresenta os elementos fundamentais de uma pesquisa científica: tema, problema, hipótese, objetivos, indicação de impactos da pesquisa. Além disso, indica ao leitor os métodos de construção do binômio problema-hipótese por meio de explicações teóricas e de exemplos das mais diversas áreas do conhecimento. Nessa etapa, o leitor também é apresentado aos conceitos de quadro conceitual e mapeamento do marco teórico, além de receber dicas sobre redação científica. A Profª Luciana aproveita para apresentar os diferentes desenhos que uma pesquisa científica pode ter, citando diferentes métodos de abordagem além dos já conhecidos, como o dedutivo e indutivo. Para finalizar essa etapa, são elencadas várias técnicas de coleta e de análise de dados, orientações sobre os tipos de variáveis e como elas são utilizadas tanto na pesquisa qualitativa, como na quantitativa.
A autora também traz um capítulo dedicado aos protocolos de pesquisa, explicando o funcionamento, a organização do cronograma de execução da pesquisa e também como divulgar seus comentários. O e-book também trata dos registros e documentações necessárias em uma pesquisa, dos órgãos de fomento, dos repositórios, do Open Researcher and Contributor Identifier (ORCID) e do Digital Object Identifier (DOI), além de explicar o que são licenças e onde registrar direitos autorais ou patentes. Ao final, a autora traz uma lista das obras consultadas e dicas de links importantes para o pesquisador iniciante.
O livro, escrito com apoio da Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais (EdUEMG), é disponibilizado gratuitamente em sua versão digital e pode ser obtido no site Academia.edu, clicando aqui.
–
Colaboração: Luciana Cristina de Souza sobre a autora
Beatriz Spinelli sobre a autora
- Quer ser o próximo autor colaborador do Ilha do Conhecimento? Participe!
- Não perca mais nenhuma postagem: Acompanhe nosso projeto nas redes sociais!
(Editoração: Fernando Mecca e Caio Oliveira)